» Sociedade

Coordenador da Defesa Civil de Maceió é denunciado por falsidade ideológica

Ministério Público de Alagoas acusa Abelardo Pedro Nobre Junior de ocultar informações sobre tremores

Coordenador da Defesa Civil de Maceió é denunciado por falsidade ideológica - Fotos: Reprodução/DPE-AL

Em resposta à representação criminal feita pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) denunciou, nesta quinta-feira (1º/8), o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Pedro Nobre Junior, por crime de falsidade ideológica.

Segundo a representação do defensor público Ricardo Antunes Melro, a Defensoria havia requisitado, no início de novembro de 2023, informações sobre estudos relacionados aos tremores na região do Bom Parto, bem como a existência de um novo mapa. Em resposta, no dia 14 de novembro de 2023, o coordenador da Defesa Civil afirmou não possuir tais informações e que planejava investigá-las em campo.

No entanto, a DPE/AL descobriu posteriormente a existência de um relatório completo, datado de 13 de outubro do mesmo ano, elaborado pela própria Defesa Civil e enviado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além da Defensoria Pública da União. Este relatório incluía um novo mapa e um estudo detalhado, que não foram apresentados à Defensoria Pública estadual.

Para Melro, a existência do mapa e do relatório mais de um mês antes da resposta do coordenador indica que ele possuía as informações solicitadas e as ocultou intencionalmente, configurando assim o crime de falsidade ideológica e a omissão de detalhes importantes após um questionamento oficial.

*Com informações da Assessoria