» Sociedade

Alagoas lança painel de transparência para monitorar gastos com eventos públicos

Iniciativa do MPAL e TCE busca ampliar a transparência e o controle sobre as despesas em festividades nos municípios alagoanos

Autoridades discutem novo painel de transparência para monitoramento de gastos públicos em eventos municipais - Fotos: Assessoria

Nesta segunda-feira (12/8), o Ministério Público de Alagoas (MPAL), em parceria com o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizou uma reunião com representantes de diversos municípios alagoanos para apresentar um novo painel de transparência voltado à divulgação dos gastos públicos em eventos e festividades.

A iniciativa visa replicar e expandir a experiência bem-sucedida do estado da Bahia, onde um portal similar é utilizado para monitorar despesas com festejos juninos. Em Alagoas, o painel abrangerá uma gama mais ampla de eventos, incluindo festas de emancipação política, carnaval e réveillon.

O promotor de Justiça José Carlos Castro, que liderou a apresentação, ressaltou a importância do diálogo inicial com os prefeitos e gestores municipais para que eles entendam a importância da ferramenta, que permite o acompanhamento dos gastos públicos pela população e pelos órgãos de fiscalização.

O procurador-geral de Contas, Enio Pimenta, enfatizou a importância de incluir uma variedade de eventos no portal, destacando que o objetivo é promover uma maior transparência em todas as festividades realizadas no estado.“Para Alagoas, pensamos em um portal que faça a divulgação de outros eventos além do São João, como as festas de emancipação política dos municípios, carnaval, réveillon, de modo que tenhamos uma maior transparência sobre as festividades que estão sendo realizadas em todo o estado”, explicou o chefe do MP de Contas.

Hugo Wanderley, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), elogiou a iniciativa, destacando o interesse dos prefeitos em aderir ao painel. Ele vê a ferramenta como uma oportunidade para melhorar o planejamento dos gastos públicos e evitar desperdícios.

A reunião também contou com a presença do promotor de Justiça Bruno Baptista e do presidente do TCE, conselheiro Fernando Toledo.

*Com informações da Assessoria