» Sociedade

Após perseguição política, padre de Novo Lino será transferido para outro município

Padre André Albuquerque, da Paróquia de São José, anunciou sua transferência durante a missa deste domingo (18)

Padre André Albuquerque durante anúncio de sua transferência - Fotos: Reprodução

O Padre André Albuquerque, da Paróquia de São José, em Novo Lino, anunciou sua transferência durante a missa solene deste domingo (18/8), citando uma série de perseguições políticas que enfrentou ao longo dos cinco anos à frente das atividades na cidade. Em seu discurso, o pároco detalhou os desafios e ameaças que o levaram a tomar essa decisão.

André iniciou com uma reflexão sobre a vida e a importância de viver com sabedoria, destacando que, ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário ter uma opinião sobre tudo. "O que realmente deveria importar é o fato de aproveitar a vida sabiamente para que, quando cheguemos ao seu fim, tenhamos a satisfação de tê-la realmente vivido e não nos lamentarmos por ter deixado aquilo que realmente era essencial", declarou ele.

O religioso deixou claro que sua transferência não foi motivada por pedidos particulares, mas sim por sua decisão em conjunto com o arcebispo, Dom Carlos Alberto. "Muitos poderão cantar vitória, mas aqui não é uma competição para vitoriosos ou perdedores, mas para prudentes e insensatos", afirmou, enfatizando que a mudança é fruto de uma escolha pessoal.

Ainda durante seu discurso, Padre André revelou que, ao longo de seu tempo à frente da igreja, foi alvo de "ameaças veladas, palavras lançadas e inverdades contadas" que, segundo ele, eram proclamadas como se fossem verdades. Destacou que, ao se deparar com uma realidade onde sua vida pessoal e a das pessoas que ele ama são colocadas em risco, "percebe-se que é chegada a hora de repensar as atitudes e buscar a própria segurança".

O pároco relatou que, na última semana, os cabos ABS do carro da paróquia foram cortados. Esses cabos são essenciais para evitar que os pneus travem em uma frenagem brusca, prevenindo capotamentos. Ele afirmou que o veículo era utilizado apenas por ele e pessoas de sua confiança.

Diante das ameaças e dos riscos à sua segurança pessoal e das pessoas próximas, o Padre optou por solicitar sua transferência. Ele tomará posse na Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Porto de Pedras, no dia 27 de setembro, onde sucederá o Padre Antelmo. Em Novo Lino, Padre Ronaldo Santos assumirá a Paróquia de São José no dia 26 de setembro.