» Polícia

Polícia Federal realiza operação contra exploração sexual infantojuvenil em Marechal Deodoro

Ação resultou na apreensão de celular de suspeito envolvido em compartilhamento de material ilícito

Polícia Federal - Fotos: Divulgação

A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta quarta-feira (21/08) a operação "Inocência Compartilhada 8", com o objetivo de combater o compartilhamento de material de exploração sexual infantojuvenil em grupos internacionais de aplicativos de mensagens. A operação é uma continuidade das ações da "Inocência Compartilhada 6", realizada em julho de 2024.

Na fase anterior da ação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Maceió, baseado em informações fornecidas pela Interpol de Roma, que identificou um suspeito de armazenar e distribuir arquivos contendo cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. Após análise do material apreendido, novas investigações apontaram para a participação de outro indivíduo, também suspeito de compartilhar conteúdo ilegal por meio de aplicativos de mensagens.

Nesta nova fase, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de Marechal Deodoro. Durante a operação, foi apreendido um aparelho celular que estava em posse do suspeito, identificado como usuário do perfil que compartilhou um vídeo contendo cenas de abuso sexual em um grupo monitorado pela polícia italiana. O dispositivo será submetido à perícia para verificar a existência de outros arquivos relacionados à exploração sexual infantojuvenil.

O indivíduo investigado poderá responder pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), que tratam da posse e compartilhamento de imagens pornográficas e de sexo explícito envolvendo menores de idade. As penas para esses crimes podem totalizar até 10 anos de prisão.