» Política
Quatro municípios de Alagoas terão candidaturas únicas para prefeito; saiba quais
Na prática, basta que o candidato tenha um voto válido para ser eleito

Este ano, quatro municípios alagoanos terão uma eleição peculiar para prefeito, com apenas um candidato concorrendo em cada cidade. Na prática, basta que o candidato tenha um voto válido para ser eleito, o que torna o processo eleitoral nesses municípios quase uma formalidade.
Em Branquinha, onde o único candidato é Neno Freitas (MDB), 9.547 eleitores estão aptos a votar. Cacimbinhas, com Vaval Wanderley (MDB) concorrendo sozinho, possui 8.896 eleitores aptos. Em Jaramataia, Ricardo Paranhos (MDB) é o único candidato e 5.247 eleitores podem votar. Já em Mar Vermelho, André Almeida (MDB) concorre como candidato único, com 3.643 eleitores aptos.
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que, apesar da candidatura única, a organização e logística das eleições continuam as mesmas, com a necessidade de cumprir prazos e respeitar toda a legislação eleitoral, especialmente no que diz respeito à propaganda.
“Para quem organiza a eleição, nada muda. Precisamos observar os prazos e manter a fiscalização de todos os atos de campanha. Ao fim, o candidato será eleito se tiver um voto válido e respeitar as regras”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.
Nos casos desses quatro municípios, mesmo que a maioria dos eleitores vote nulo ou branco, se apenas um voto for contabilizado como válido, o candidato será eleito. Como esses votos não interferem no resultado final, o impacto principal será na diminuição dos votos válidos, afetando o Quociente Eleitoral (QE) e o Quociente Partidário (QP), sem favorecer nenhuma outra candidatura.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
PRÓXIMA SEMANA
Neymar viaja com o Santos para jogo decisivo contra o CRB em Maceió
-
2
Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem
-
3
EM ARAPIRACA
Polícia Civil prende trio por tentativa de homicídio após briga de vizinhos virar agressão brutal
-
4
SESSÃO DE TERÇA
Assembleia de Alagoas mantém vetos em projetos sociais, mas derruba veto sobre proteção a cultos religiosos
-
5
O CERCO APERTA
Trama golpista: Bolsonaro pede suspensão de audiências de testemunhas