» Política

Quatro municípios de Alagoas terão candidaturas únicas para prefeito; saiba quais

Na prática, basta que o candidato tenha um voto válido para ser eleito

Cabina de votação - Fotos: Reprodução/ALE

Este ano, quatro municípios alagoanos terão uma eleição peculiar para prefeito, com apenas um candidato concorrendo em cada cidade. Na prática, basta que o candidato tenha um voto válido para ser eleito, o que torna o processo eleitoral nesses municípios quase uma formalidade.

Em Branquinha, onde o único candidato é Neno Freitas (MDB), 9.547 eleitores estão aptos a votar. Cacimbinhas, com Vaval Wanderley (MDB) concorrendo sozinho, possui 8.896 eleitores aptos. Em Jaramataia, Ricardo Paranhos (MDB) é o único candidato e 5.247 eleitores podem votar. Já em Mar Vermelho, André Almeida (MDB) concorre como candidato único, com 3.643 eleitores aptos.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que, apesar da candidatura única, a organização e logística das eleições continuam as mesmas, com a necessidade de cumprir prazos e respeitar toda a legislação eleitoral, especialmente no que diz respeito à propaganda.

“Para quem organiza a eleição, nada muda. Precisamos observar os prazos e manter a fiscalização de todos os atos de campanha. Ao fim, o candidato será eleito se tiver um voto válido e respeitar as regras”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.

Nos casos desses quatro municípios, mesmo que a maioria dos eleitores vote nulo ou branco, se apenas um voto for contabilizado como válido, o candidato será eleito. Como esses votos não interferem no resultado final, o impacto principal será na diminuição dos votos válidos, afetando o Quociente Eleitoral (QE) e o Quociente Partidário (QP), sem favorecer nenhuma outra candidatura.

*Com informações da Assessoria