» Sociedade

Filhotes de gavião que atacavam em escola no Trapiche, em Maceió, são resgatados

A mãe dos filhotes atacava quem passasse por perto do ninho para proteger os filhotes

Filhotes de gavião - Fotos: Reprodução/Tv Gazeta/Montagem O Alagoano

Dois filhotes de gavião foram resgatados nesta segunda-feira (26) pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA). Os animais ficavam em uma árvore em frente à Escola Municipal Claudinete Batista, no bairro do Trapiche, em Maceió. A mãe atacava quem passasse perto da árvore para proteger seus filhotes.

Os bebês gavião estão sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Estudantes, pais de estudantes e funcionários da escola foram atacados pela ave que se escondia entre os galhos da árvore.

247 crianças do primeiro ao quinto ano estudam na escola. Conforme Marcelle Teles, superintendente de governança da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió explicou que precisaram suspender as aulas. “Como nós tivemos três ataques, inclusive chegando a ferir um dos funcionários da unidade, a medida foi suspender as aulas".

"A partir do momento que o bebê gavião nasce, os pais ficam a todo momento muito alertas para qualquer risco de vida do filhote. O gavião-carijó é uma espécie que tem esse comportamento agressivo depois do filhote nascer", explicou Ana Cecília Pires, bióloga e veterinária do IMA.

Apesar de a medida não ser a mais adequada, os pais e filhotes precisaram ser separados por apresentarem riscos à comunidade. "Infelizmente, os pais vão ficar lá, vai ter que separar os pais dos filhotes, e assim não haverá mais ataques", explicou a bióloga.