» Sociedade

Você já fez a biometria? Veja o que acontece se não tiver na hora de votar em 2024

Em Alagoas, dos 2.442.894 eleitores registrados para o pleito municipal, 94% completaram a coleta biométrica

A coleta de dados biométricos visa garantir mais segurança e agilidade no processo eleitoral - Fotos: Pedro França/Agência Senado

A coleta de dados biométricos dos eleitores é um procedimento que visa garantir maior segurança e agilidade no processo eleitoral. Desde que iniciada em 2008, a biometria tornou-se um importante recurso para a Justiça Eleitoral, reduzindo filas e assegurando a identidade dos votantes.

Atualmente, dos mais de 152 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano (excluindo DF, Fernando de Noronha e Zona ZZ – exterior), cerca de 81,5% (aproximadamente 124,5 milhões) já completaram o cadastro biométrico, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Alagoas, dos 2.442.894 eleitores registrados para o pleito municipal, 94% completaram a coleta biométrica. Apenas 140.049 eleitores (5,73%) ainda não possuem o cadastro. A coleta de biometria foi encerrada em 8 de maio, com o fechamento do cadastro eleitoral. No entanto, será retomada em 5 de novembro, quando os cartórios eleitorais voltarão a oferecer serviços de alistamento, transferência e regularização de títulos.

Vale ressaltar que, mesmo para aqueles que não realizaram a biometria, a votação nas eleições municipais de 2024 não será impedida. Esses eleitores poderão exercer seu direito ao voto apresentando um documento oficial com foto ou utilizando o aplicativo e-Título.