» Sociedade
Você já fez a biometria? Veja o que acontece se não tiver na hora de votar em 2024
Em Alagoas, dos 2.442.894 eleitores registrados para o pleito municipal, 94% completaram a coleta biométrica
A coleta de dados biométricos dos eleitores é um procedimento que visa garantir maior segurança e agilidade no processo eleitoral. Desde que iniciada em 2008, a biometria tornou-se um importante recurso para a Justiça Eleitoral, reduzindo filas e assegurando a identidade dos votantes.
Atualmente, dos mais de 152 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano (excluindo DF, Fernando de Noronha e Zona ZZ – exterior), cerca de 81,5% (aproximadamente 124,5 milhões) já completaram o cadastro biométrico, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Alagoas, dos 2.442.894 eleitores registrados para o pleito municipal, 94% completaram a coleta biométrica. Apenas 140.049 eleitores (5,73%) ainda não possuem o cadastro. A coleta de biometria foi encerrada em 8 de maio, com o fechamento do cadastro eleitoral. No entanto, será retomada em 5 de novembro, quando os cartórios eleitorais voltarão a oferecer serviços de alistamento, transferência e regularização de títulos.
Vale ressaltar que, mesmo para aqueles que não realizaram a biometria, a votação nas eleições municipais de 2024 não será impedida. Esses eleitores poderão exercer seu direito ao voto apresentando um documento oficial com foto ou utilizando o aplicativo e-Título.
» MAIS LIDAS
-
1
Eleições 2026
Com 24 anos na segurança pública, Ivanildo Gomes lança pré-candidatura a deputado estadual
-
2
Colisão
Adolescente perde controle de moto e bate em carro em Japaratinga
-
3
ESTUDO
DIEESE aponta que salário mínimo ideal ultrapassa R$ 7 mil para sustentar família no Brasil
-
4
POR RICARDO GOMES
Antônio Albuquerque: o reforço de peso que Renan Filho ganhou neste domingo
-
5
Arraial sinfônico
Concerto Junino da Filarmônica de Alagoas celebra cultura nordestina