» Política

TSE mantém Padre Eraldo inelegível na disputa em Delmiro Gouveia

Candidato a prefeito teve pedido negado e está fora das eleições de 2024; coligação tem seis dias para apresentar novo nome

Padre Eraldo - Fotos: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de tutela de urgência do candidato a prefeito Padre Eraldo (PT), tornando-o inelegível para as eleições municipais de 2024 em Delmiro Gouveia. A decisão também afeta Eraldo Alves de Souza, conhecido como Lau da Barragem, candidato a vereador na mesma coligação.

Ambos foram condenados por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico, resultando na inelegibilidade. Padre Eraldo, ex-prefeito de Delmiro Gouveia, havia se lançado candidato pela coligação Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PC do B.

A condenação, inicialmente decidida pela 4ª Junta Eleitoral de Delmiro Gouveia e confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), foi contestada no TSE. Contudo, o ministro Kassio Nunes Marques, relator do processo, concluiu que as provas apresentadas eram suficientes para manter a decisão anterior, negando o recurso do candidato.

Com essa decisão, os partidos envolvidos têm até seis dias para indicar novos nomes para concorrer nas eleições. Enquanto isso, a atual prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa (MDB), segue com vantagem para sua primeira reeleição, agora sem seu principal adversário na disputa.