» Política

Esqueceu o título de eleitor? Saiba se você vai poder votar sem o documento

Com mais de 155 milhões de eleitores aptos em 5.569 municípios, as Eleições Municipais de 2024 definirão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador

Mesário segurando título de eleitor - Fotos: Pedro França/Agência Senado

As eleitoras e eleitores que esquecerem de levar o título de eleitor no dia da votação ainda podem exercer o direito ao voto. Basta apresentar um documento oficial com foto ou o título de eleitor digital, acessado pelo aplicativo e-Título, desde que o cadastro biométrico já tenha sido realizado. O app exibe a foto da pessoa, facilitando a identificação na seção eleitoral.

É importante lembrar que, mesmo sem o título físico, é necessário apresentar um documento válido e legível. Entre os aceitos estão a carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de motorista ou o e-Título com foto. Esse procedimento assegura a comprovação de identidade no momento da votação.

Aqueles que optarem por apresentar o título de eleitor em versão física devem acompanhar o documento oficial com foto para completar a identificação. Sem esse documento adicional, a participação na eleição não será possível.

Com mais de 155 milhões de eleitores aptos em 5.569 municípios, as Eleições Municipais de 2024 definirão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As datas estão marcadas para os dias 6 e 27 de outubro, com votação das 8h às 17h (horário de Brasília).