» Sociedade

Eleições 2024: Confira quem tem prioridade na fila de votação

Pessoas com 60 anos ou mais, deficientes e acompanhantes terão prioridade nas seções eleitorais

Pessoas com 60 anos ou mais, deficientes e acompanhantes terão prioridade nas seções eleitorais - Fotos: Marri Nogueira/Ag. Senado

No próximo dia 6 de outubro, durante o 1º turno das Eleições 2024, o atendimento nas seções eleitorais será priorizado para eleitores com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e aquelas com necessidades especiais. Essa medida amplia o direito já garantido em situações cotidianas, assegurando maior comodidade e acessibilidade no dia da votação.

Além dos eleitores mencionados, a preferência de atendimento será estendida a servidores da Justiça Eleitoral, juízes, promotores eleitorais e seus auxiliares, assim como profissionais das forças de segurança em serviço no dia da eleição. Candidatos e candidatas também estão incluídos nesse grupo privilegiado.

A legislação eleitoral também prevê que acompanhantes de pessoas enfermas ou com deficiência, gestantes, lactantes e mães com crianças de colo têm direito à prioridade. Eleitores com mais de 80 anos terão precedência sobre todos os demais, independentemente do horário de chegada à seção eleitoral, garantindo que possam votar com conforto e agilidade.

Outro aspecto importante é que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar a assistência de um acompanhante de sua confiança, que terá autorização para entrar na cabine de votação e até mesmo ajudar a digitar os números. A autorização para a presença de uma segunda pessoa na cabine cabe ao presidente da mesa receptora, que deverá registrar a ocorrência em ata.

A relação das pessoas com direito a prioridade no atendimento inclui:

• Pessoas com 60 anos ou mais (com prioridade para aquelas com 80 anos ou mais)
• Pessoas enfermas, com deficiência, obesas, gestantes, lactantes e com crianças de colo
• Candidatas e candidatos
• Juízas e juízes eleitorais e seus auxiliares
• Servidores da Justiça Eleitoral
• Promotores eleitorais
• Policiais em serviço

O direito de preferência também se estende ao acompanhante da pessoa com deficiência, garantindo que todos os eleitores possam exercer seu direito de voto de forma digna e respeitosa.