» Política
TRE de Alagoas autoriza envio de tropas federais para sete municípios durante eleições
Medida visa garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral em áreas com riscos de interferência no voto
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) decidiu, em sessão virtual realizada nesta terça-feira (24/9), autorizar o envio de tropas federais para sete municípios do estado. A medida tem como objetivo garantir a segurança e a integridade do processo eleitoral em regiões identificadas como de risco de interferência no voto.
As cidades que receberão a presença das forças federais são Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia. Durante a mesma sessão, os pedidos de envio de tropas para os municípios de Pindoba, Olivença e Maribondo foram indeferidos. O pedido de Roteiro ainda está sob análise dos desembargadores do TRE.
O presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, informou que o Poder Executivo estadual, encarregado do comando das unidades de segurança pública, assegurou que as forças locais estão plenamente preparadas para garantir o normal transcurso das eleições nas cidades onde o reforço das tropas federais não foi autorizado.
Em relação aos municípios que receberam a autorização, Loureiro enfatizou que “nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático”.
Agora, a decisão final sobre o envio das tropas federais para Alagoas caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá avaliar a necessidade do reforço militar com base nas informações e recomendações apresentadas pelo TRE.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF
-
5
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados