» Política
Decreto autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições municipais de 2024
Documento publicado garante a segurança e integridade do pleito, com coordenação definida pelo Tribunal Superior Eleitoral
Nesta segunda-feira (9/9), o presidente Lula autorizou o uso das Forças Armadas para assegurar a segurança durante a votação e a apuração das eleições municipais de 2024. O decreto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), estabelece que a atuação militar será coordenada conforme as necessidades definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A presença das Forças Armadas no processo eleitoral é respaldado pela Constituição Federal e pelo Código Eleitoral, garantindo a integridade e a segurança do pleito. O decreto foi assinado pelo presidente Lula, pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antonio Amaro dos Santos.
O primeiro turno das eleições municipais está agendado para 6 de outubro, e o segundo turno, para 27 de outubro, aplicável apenas para prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato obtenha mais da metade dos votos válidos. O TSE estima que 55,91 mil eleitores participarão da votação em 5.569 municípios, marcando um aumento de 5% em relação a 2020.
Além disso, o tribunal registrou 461.012 pedidos de registro de candidaturas, com 15.465 concorrentes ao cargo de prefeito, 15.682 ao de vice-prefeito e 429.865 ao de vereador. Este cenário torna a eleição municipal de 2024 a maior da história brasileira em termos de número de votantes e candidatos.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
Festival da Natureza promete agitar Murici com grandes atrações; confira a programação
-
2
PRÉDIO DE 30 ANDARES
Altura da queda do ônibus na Serra da Barriga foi o equivalente a um prédio de 30 andares, diz bombeiro
-
3
VÍTIMAS DA MESMA TRAGÉDIA
Neta e esposa de idoso que faleceu no HRM haviam sido sepultadas nesta terça (26)
-
4
HOMICÍDIO
Homem é morto a tiros enquanto dormia em casa na cidade de Branquinha
-
5
MARECHAL DEODORO
Autores de tentativa de homicídio em mercadinho em Marechal são identificados pela polícia