» Política
Alfredo Gaspar aprova projeto de lei que protege advogados em situação de risco
Deputado federal destaca papel essencial da advocacia e reforça sua função como relator na CCJC

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) aprovou, nesta quarta-feira (16/10), como relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o Projeto de Lei 5109/2023, que visa garantir proteção a advogadas e advogados que enfrentam ameaças, coação ou violência no exercício de suas funções. O projeto agora segue para o Senado.
“A aprovação desse projeto de lei é necessária, considerando o papel fundamental da advocacia no nosso país. Este ano, vários advogados sofreram com a violência, e alguns, infelizmente, foram assassinados devido ao exercício de suas funções. Este projeto traz medidas que valorizam e protegem nossos advogados e advogadas”, afirmou o deputado alagoano.
Como relator, Gaspar teve um papel importante na aprovação do texto, que é de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). Ele também foi responsável por um texto substitutivo na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), que deu origem ao projeto final.
“É imperativo que os advogados possam exercer seu papel essencial na Justiça sem viver sob constante temor por sua integridade física e profissional”, declarou.
O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Assis, agradeceu o empenho do parlamentar. “Esse projeto é muito importante para a advocacia brasileira. Só temos a agradecer ao deputado Alfredo Gaspar, que assumiu a responsabilidade por esse projeto, defendeu-o na Comissão de Segurança Pública e conseguiu aprovar, por unanimidade, agora na CCJC. Nossa gratidão”, colocou.
» MAIS LIDAS
-
1
GG sem cargo
Confira a portaria com a exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo
-
2
Trânsito lento
Batida entre cinco carros causa lentidão na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
-
3
Agora é com o Judiciário
Tentativa de Golpe: Prefeito de Rio Largo entra na Justiça para barrar afastamento
-
4
Jovem de 18 anos morre após mal súbito durante treino em academia de Cajueiro
-
5
Curiosidades
Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países