» Sociedade

SSP de Alagoas deflagra operação contra violência à mulher e lança novo canal de atendimento

Iniciativa busca investigar denúncias e oferecer suporte às vítimas, esclarecendo direitos e caminhos para o acolhimento psicológico e social

Ação também marcou o lançamento da Lila, um canal de atendimento que vai auxiliar mulheres vítimas de violência - Fotos: Paula Berle/Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deflagrou, nesta terça-feira (22/10), uma operação para investigar 32 denúncias de violência contra a mulher em Maceió e em diversas cidades do interior do estado. A ação também foi marcada pelo lançamento do canal de atendimento Lila, uma iniciativa que visa auxiliar mulheres vítimas de violência a compreender os canais de denúncia, atendimento e apoio psicossocial disponíveis em Alagoas.

O novo serviço é resultado de uma parceria entre a SSP, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) — por meio da Rede de Atenção às Violências (RAV) — e a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). A proposta é criar um ambiente de apoio e proteção para as mulheres que enfrentam situações de violência.

Durante a operação, equipes da Patrulha Maria da Penha, das Bases Comunitárias da Polícia Militar e das Delegacias Especializadas de Defesa dos Direitos da Mulher I e II (DEDDM I e II) visitaram endereços em Maceió, Arapiraca, Penedo e Barra de São Miguel, com base em denúncias anônimas recebidas pelo Disque-Denúncia pelo número 181, no site oficial e no aplicativo Disque-Denúncia Alagoas.

A major Dayana, chefe da Patrulha Maria da Penha, ressaltou a importância das operações integradas e contínuas para demonstrar que as mulheres podem contar com o apoio das forças policiais no combate às relações abusivas. “Durante a averiguação das denúncias, os policiais informam as mulheres sobre seus direitos e apresentam quais são os encaminhamentos, tanto no âmbito das instituições policiais, quanto nas instituições públicas à disposição para o direcionamento de suas demandas”, destacou.

Canal de Atendimento Lila

O canal Lila foi criado em resposta à necessidade identificada durante a averiguação das denúncias. Eliane Araújo, chefe do Disque-Denúncia, explicou que o objetivo é proporcionar um meio de comunicação para que as mulheres possam entender o fluxograma das denúncias e a atuação das instituições que compõem a rede de apoio no estado.

“A central Lila é um serviço pensado para acolher as mulheres. É um número para o qual elas podem ligar, tirar todas as suas dúvidas e serem orientadas. Com as atendentes, elas poderão esclarecer dúvidas sobre o passo a passo de um procedimento policial, onde encontrar apoio psicológico, assistência social ou qualquer outro serviço”, explicou Araújo.

As mulheres podem entrar em contato pelo WhatsApp, utilizando os números (82) 9 8867-6434 e (82) 9 8882-9765, onde serão atendidas por profissionais do Centro Especializado em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAM) e da Rede de Atenção às Violências (RAV). O atendimento será realizado de forma acessível, didática e humanizada.