» Sociedade

Educação de Branquinha é destaque na Sinpete com projetos inovadores

Alunos recebem menções honrosas por iniciativas que promovem sustentabilidade e engajamento comunitário

Educação de Branquinha é destaque na Sinpete com projetos inovadores - Fotos: Assessoria

A cidade de Branquinha, mais uma vez, se destacou na Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Cinco projetos de quatro escolas municipais foram selecionados para compor a exposição do evento, mostrando a força da educação local e o compromisso com a inovação.

Entre os destaques, a Escola Zumbi dos Palmares apresentou o projeto Espelhando Passado e Presente, que busca conectar os alunos com a história local. Já a Escola Diógenes Batista impressionou com o protótipo Montessoriano dos Biomas, um modelo didático que explora a biodiversidade brasileira por meio de uma abordagem inovadora.

Já a Escola Josélio Efigênio participou com dois projetos: Hora do Conto - Território de Aprendizagem, voltado para o desenvolvimento da leitura, e Capoeira na Escola - Instrumento Socioeducacional no Ritmo da Preservação do Meio Ambiente, que alia cultura e sustentabilidade. A Escola Demócrito José foi representada pelo projeto Repelente Caseiro, uma solução simples e eficaz para a saúde pública.

Na terça-feira (23), os alunos das escolas Demócrito José e Josélio Efigênio receberam menções honrosas pela criatividade e relevância de suas iniciativas, que promoveram grande engajamento entre alunos e comunidade. O secretário municipal de Educação, Ednaldo Firmino, comemorou o sucesso dos projetos.

“Para nós é um orgulho muito grande, ver o nosso município ganhando todo esse destaque. Isso não seria possível sem o incentivo da gestão do prefeito Neno Freitas, o empenho de todos os profissionais, e, claro, a dedicação dos nossos alunos. Vamos seguir promovendo uma educação de qualidade, que alia inovação, tecnologia e sustentabilidade, aspectos essenciais para o futuro de nossas crianças e do meio ambiente”, afirmou.