» Polícia

Comandante-geral da PMAL recebe novo brevê do Curso de Operações Policiais

Cerimônia simboliza atualização de distintivo e reforça a importância da formação contínua na corporação

Coronel Paulo Amorim (no centro) recebeu o novo brevê do Curso de Operações Policiais - Fotos: Ascom PMAL

O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), coronel Paulo Amorim, foi agraciado com o novo brevê do Curso de Operações Policiais (COP) em cerimônia realizada na última quarta-feira (22/10). A entrega do distintivo, simbolizando a atualização e a especialização, foi feita pelo subtenente Leonel Cristo e pelo 2º sargento Charles Madson, ambos também formados no curso. A formalização do novo brevê foi determinada pela Portaria/PMAL Nº 149/2024, publicada no Boletim Geral Ostensivo (BGO) da PM em 29 de julho.

O distintivo agora apresenta um design atualizado, com um adorno em forma de louros dourados, representando “vitória, honra e distinção”, conforme destacado pelo coronel Amorim. O novo modelo do brevê será utilizado nas versões metálica e emborrachada, adequadas para os uniformes de passeio e de instrução, respectivamente. No contexto militar, o brevê vai além de um simples acessório; ele simboliza as conquistas dos policiais após a conclusão de cursos e especializações.

O coronel Paulo Amorim fez parte da primeira turma do COP, que ocorreu em 1999, onde começou como aluno número 03, mas terminou como primeiro colocado, sendo chamado de “zero um” da edição. Em suas palavras, o comandante enfatizou a importância do curso. “O Curso de Operações Policiais, o COP, é de grande relevância para a instituição, pois visa aprimorar os alunos de conhecimentos técnicos necessários para o desempenho de suas funções de maneira eficaz na PM-AL”.

Com uma carga horária total de 640 horas-aula, o COP atual combina atividades teóricas e práticas, abrangendo disciplinas essenciais como Lições de Direito para a Atividade Policial Militar, Criminalística, Abordagem (a pessoas, veículos e edificações), Operações de Salvamento e Tiro Policial.

*Com informações da Assessoria