» Sociedade

"Vamos Subir a Serra" em União dos Palmares celebra 8ª edição com programação cultural diversificada

Evento destaca a cultura afro-brasileira com atividades gratuitas em Maceió e União durante o mês da Consciência Negra

Vamos Subir a Serra - Fotos: Assessoria

Reconhecido como uma das mais importantes celebrações da cultura afro-brasileira, o "Vamos Subir a Serra" chega à sua 8ª edição no mês da Consciência Negra. Com programação especial, o evento trará o show do sambista Jorge Aragão no feriado de 15 de novembro, além de uma ampla agenda de atividades gratuitas. A festa começa na Orla da Pajuçara, em Maceió, de 13 a 17 de novembro, seguindo para o palco histórico da Serra da Barriga, em União dos Palmares, nos dias 18 e 19 de novembro.

Organizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, o "Vamos Subir a Serra" oferece cinco dias de programação que transformam a orla de Maceió em um espaço para valorizar a história afro-brasileira e promover o empreendedorismo afro-quilombola e indígena. Com o objetivo de aproximar o público da herança cultural afro, o evento conta com oficinas, shows, rodas de conversa e apresentações de artistas locais e nacionais, como o grupo Vibrações e o consagrado Jorge Aragão.

Entre as novidades, o Espaço Kazuli, destinado ao público infantil, promoverá oficinas de capoeira, brinquedos, dança afro e percussão. Já o Espaço Afro-futuro trará palestras e experiências de realidade virtual que transportam os visitantes para a Serra da Barriga, enquanto o Espaço Mucambo celebra a cultura hip hop, integrando expressões afro-culturais contemporâneas.

Nos dias 18 e 19 de novembro, a programação segue na Serra da Barriga, local da resistência quilombola, com uma edição especial do Palmares In Loco, promovendo visitas guiadas para estudantes, professores e pesquisadores. Entre as atrações, o compositor e pesquisador Tiganá Santana participa do Xirê de Malungo, ao lado da Orquestra de Tambores, que acompanhará o pôr do sol no mirante Acaiene, em um momento cultural único.

A Serra também será palco de vivências de capoeira e oficinas de gastronomia afro-indígena, valorizando tradições que fazem parte da herança cultural do povo negro e indígena. A edição deste ano do "Vamos Subir a Serra" é patrocinada pelo TikTok e conta com o apoio do Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Sebrae, Sesc-Fecomércio, Prefeitura de União dos Palmares e Neabi-UFAL.

*Com informações da Assessoria