» Sociedade
Polícia Federal transfere acusado de homicídio de Kleber Malaquias para presídio federal
Decisão da Justiça busca garantir a integridade física de Eudson Matos, policial preso preventivamente desde setembro

A Polícia Federal (PF) cumpriu, no último sábado (26/10), a determinação da juíza Eliana Acioly Machado de transferir o agente policial Eudson Matos para um presídio federal. Matos, que estava cedido para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE), é um dos acusados pelo homicídio de Kleber Malaquias, ocorrido em 2020.
A decisão da juíza, proferida em 3 de outubro de 2024 e mantida em segredo de Justiça até então, visava garantir a segurança tanto dos policiais federais encarregados da transferência quanto do próprio acusado. Segundo a magistrada, a transferência era a única solução que atendia aos interesses estatais e assegurava a integridade física de Matos.
“Diante das informações prestadas pelo próprio Coordenador da Central de Flagrantes, no sentido de que a permanência dos policiais civis no Sistema Alagoano os coloca em risco. A decisão atende o que determina a Lei Estadual nº 3.437/75, que prevê a forma como policiais civis devem ser custodiados”, destacou a juíza Eliana Acioly em sua decisão.
Eudson Matos é acusado do homicídio de Kleber Malaquias, ocorrido em 15 de julho de 2020. Preso preventivamente em 3 de setembro de 2024, por determinação da 3ª Vara de Rio Largo, ele estava custodiado na Central de Flagrantes da Capital, um local considerado inadequado e incapaz de garantir sua integridade física, conforme ressaltado pela juíza.
Neste domingo (27), a magistrada retirou o sigilo da decisão para “garantir a imediata efetivação dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa” ao réu. A transferência de Eudson Matos para um presídio federal agora garante que ele seja custodiado em um ambiente seguro, conforme as normas legais e judiciais estabelecidas.
A decisão completa da magistrada pode ser acessada neste link.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
2
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
CONGESTIONADO
Manifestantes bloqueiam BR-104 em União dos Palmares nesta segunda (14)
-
5
AGRESSOR FOI PRESO
Ex-companheiro invade residência com marreta e faca em Rio Largo