» Sociedade
Branquinha implanta DIU de cobre como nova opção de contraceptivo gratuito
Iniciativa visa promover o planejamento familiar e ampliar o acesso a métodos contraceptivos seguros para a população

A Prefeitura de Branquinha, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a implantação do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre, também conhecido como “DIU não hormonal”, como uma nova opção de contraceptivo gratuito para a população. O método, que pode durar até dez anos, apresenta uma eficácia de 99% na prevenção da gravidez.
A aplicação do dispositivo é simples, rápida e indolor. A enfermeira Renata Pinto destacou a importância do DIU como um método contraceptivo seguro, afirmando que “o metódo não é abortivo”. Ela explicou que, por sua presença física e efeitos no útero, o DIU impede o encontro do óvulo com o espermatozoide.
"Ele não provoca infertilidade e, se a mulher quiser engravidar, pode ser retirado a qualquer momento”, acrescentou. Renata também orientou que a solicitação para a implantação do dispositivo pode ser feita por meio dos Agentes de Saúde ou diretamente nas Unidades de Saúde do município.
A secretária de Saúde, Nilza Malta, enfatizou a relevância da iniciativa, ressaltando a importância do planejamento familiar. “Realizar o planejamento familiar é de extrema importância”, afirmou ela, explicando que a gestão busca garantir que as branquinhenses compreendam a importância dos métodos contraceptivos.
Nilza também lembrou que, além do DIU, as unidades de saúde oferecem uma variedade de métodos contraceptivos, como anticoncepcionais orais e injetáveis, além de preservativos masculinos e femininos. “Os preservativos são essenciais, pois são o único método capaz de prevenir tanto a gravidez quanto infecções sexualmente transmissíveis”, concluiu a secretária.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
4
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas