» Sociedade
Raiva: Saiba onde encontrar soro antirrábico disponível 24h em Alagoas
Unidades de saúde em Maceió e no interior garantem proteção contra a doença para vítimas de mordidas de animais não vacinados

Em Alagoas, pessoas que sofrerem mordidas de cães ou gatos sem comprovação de vacinação contra a raiva têm acesso ao soro antirrábico, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação do soro deve ser feita por um médico, como medida preventiva essencial contra a raiva — uma doença grave com alto índice de letalidade.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Jacintinho e Tabuleiro do Martins, em Maceió, mantêm o soro antirrábico disponível 24 horas por dia. No interior, o atendimento pode ser encontrado nas UPAs de Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos e Viçosa.
Unidades hospitalares de grande porte, como o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, e o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, também oferecem o soro. Outros municípios com atendimento incluem Porto Calvo, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar e Piranhas.
O médico veterinário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Clarício Bugarin, destaca a importância do soro antirrábico para a prevenção e segurança da população. “Mas importante ressaltar, que nem todas as pessoas que forem mordidas por cães ou gatos, têm indicação de tomar o soro e, por isso, é necessário a prescrição médica”, acrescentou ele.
Sobre a doença
A raiva é uma doença viral gravíssima, causada pelo Lyssavirus, que afeta mamíferos, incluindo cães e gatos, e pode ser transmitida a humanos pela saliva de animais infectados. Com um índice de mortalidade próximo a 100% no caso de humanos, a doença apresenta sintomas graves, como febre, delírios, espasmos musculares involuntários e espasmos nas vias respiratórias, especialmente ao tentar beber líquidos.
A vacina antirrábica é a principal forma de prevenção contra a doença. Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 1980 e 2024, Alagoas registrou 100 casos de raiva humana, evidenciando a necessidade constante de vigilância e acesso ao soro e à vacina em situações de risco.
» MAIS LIDAS
-
1
POLÍCIA
Suspeito de tentativa de homicídio é preso com drogas e simulacro de arma no Clima Bom
-
2
ELE NEGA IRREGULARIDADES
Vereador Siderlane é citado pela PF em operação e alega "perseguição"
-
3
DESTINAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
MST ocupa fazenda improdutiva no Agreste de Alagoas neste sábado (26)
-
4
6 a 0
STF forma maioria e mantém prisão de Fernando Collor por condenação na Lava Jato
-
5
DE MADRUGADA
Fernando Collor é preso em Maceió após decisão do STF