» Sociedade

Pescadoras recebem moradia do Minha Casa, Minha Vida Rural, em Alagoas

Programa leva moradia digna às famílias da comunidade pesqueira

Pescadoras recebem moradia do Minha Casa, Minha Vida Rural, em Alagoas - Fotos: Assessoria

Na última sexta-feira (1°/11), em São Brás, interior de Alagoas, foi firmado um importante contrato entre o Governo Federal, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para a construção de 150 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, voltado para mulheres pescadoras da região.

O evento contou com a presença de autoridades do Ministério da Pesca e Aquicultura, como a secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, o secretário Nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, e o Superintendente do MPA em Alagoas, Cauê Castro.

Durante o evento, o secretário Nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, destacou a importância da ação. “O que estamos fazendo é política pública com P maiúsculo. Estamos atendendo uma necessidade fundamental que é a moradia, integrando as comunidades pesqueiras artesanais ao Minha Casa, Minha Vida Rural. Queremos intensificar essa ação com todos os parceiros para que ela se expanda para outros estados do país”.

A secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, reforçou o papel crucial das mulheres nesse processo. “Temos muitas pescadoras e pescadores [em Alagoas] que precisam desse direito: o direito à moradia. E ainda mais importante é esse recorte para as mulheres, pois aqui, em Alagoas, a maioria das famílias é chefiada por elas”, afirmou.

Essa iniciativa representa mais dignidade e qualidade de vida para as pescadoras e suas famílias, e o Ministério da Pesca e Aquicultura continuará oferecendo todo o suporte necessário para garantir o sucesso do projeto e fortalecer as comunidades pesqueiras.

*Com Assessoria