» Sociedade
Marechal Deodoro recebe Selo Unicef por avanços em vacinação, educação e proteção infantil
Município obteve sucesso acima da média nacional em diversas áreas e recebeu reconhecimento internacional

Marechal Deodoro recebeu, nesta quarta-feira (06/11), o Selo Unicef, reconhecimento concedido a municípios que superam a média nacional em áreas essenciais para o desenvolvimento infantil, como vacinação, educação e proteção contra violências. Esta é a primeira vez em 25 anos que o município alcança a certificação internacional.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que visa incentivar e premiar cidades que demonstram avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Marechal destacou-se pela melhoria no cuidado com a primeira infância, na educação desde as creches até a transição dos jovens para o mercado de trabalho.
Além disso, o município promoveu saúde física e mental, com foco em hábitos de higiene e acesso à água potável. A proteção contra violência e a garantia de suporte social para famílias vulneráveis também foram fatores determinantes para a conquista do selo.
A Unicef destacou que 923 municípios, incluindo Marechal, conseguiram avançar mais do que a média nacional em várias áreas-chave, como imunização, permanência escolar e proteção contra violências. A conquista reflete o trabalho contínuo da gestão do prefeito Cláudio Filho Cacau, que comemorou o feito como um grande marco.
“Em 25 anos de existência do Selo Unicef, Marechal nunca havia conseguido conquistá-lo, mas isso mudou. E é uma amostra de que nosso governo tem preservado os direitos das crianças e dos adolescentes por meio das secretarias, a exemplo da Saúde, da Assistência, da Educação e do conselho municipal, e das ações que o município tem realizado. Isso é motivo de muito orgulho e felicidade para mim, enquanto prefeito, e para toda a nossa gestão”, celebrou Cacau.
Adriano Pereira, coordenador municipal do Selo Unicef, destacou o caráter intersetorial do trabalho realizado. "Foi um trabalho intersetorial, unindo as melhores estratégias do município para essa conquista. A busca ativa realizada pela Educação, as estratégias voltadas para a primeira infância e a atuação dos conselhos tutelares junto à Assistência Social, as vacinações e as campanhas de prevenções desenvolvidas pela Saúde, tudo isso foi implantado e realizado com mérito de todos. Marcamos a história da cidade, saindo dos muros de Alagoas para conquistar esse reconhecimento internaciona", afirmou Pereira.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas