» Sociedade

Tapuru no café: Fiscalização interdita empresa que fornecia quentinhas para instituições do Estado

Empresa foi fechada por condições insalubres e descumprimento das normas sanitárias, oferecendo risco à saúde pública

Vigilância Sanitária de Maceió interdita empresa de refeições por condições insalubres - Fotos: Divulgação

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta terça-feira (26/11), uma empresa fornecedora de refeições, incluindo para instituições como a Unidade Socioeducativa, no bairro Tabuleiro do Martins. O estabelecimento foi fechado por apresentar condições precárias de higiene e ambiente insalubre, representando um risco iminente à saúde pública.

Segundo Airton Santos, chefe especial da Visa de Maceió, a empresa era responsável pela entrega de mais de 1.500 refeições diárias para diversas instituições. Santos explicou que no local havia manipulação de alimentos em temperatura ambiente, equipamentos fora dos padrões exigidos, paredes mofadas e ausência de alvará sanitário.

Em razão das infrações graves, o estabelecimento foi interditado. O proprietário tem o prazo de 90 dias para regularizar as condições e solicitar a desinterdição. A empresa foi autuada, e o proprietário responderá a um processo administrativo, com penalidades que incluem multa de R$180 a R$38 mil, dependendo da reincidência das infrações.

A população de Maceió pode denunciar irregularidades relacionadas à higiene e segurança alimentar nos estabelecimentos pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, disponível 24h para o envio de mensagens de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas e garantem o sigilo do denunciante.