» Sociedade

Celebrações religiosas homenageiam vítimas da tragédia na Serra da Barriga neste sábado (30)

Missa e Culto de Ações de Graças marcam o sétimo dia do acidente que deixou 20 mortos em União dos Palmares

Celebrações religiosas homenageiam vítimas da tragédia na Serra da Barriga - Fotos: Reprodução-Divulgação

Seis dias após a tragédia na Serra da Barriga, em União dos Palmares, celebrações religiosas neste sábado (30/11) prestarão homenagens às vítimas do trágico acidente ocorrido na tarde do último domingo (24). A comoção ainda toma conta do município, que sofre com as perdas e com o sofrimento de dezenas de feridos.

A primeira cerimônia será voltada para a comunidade católica, com uma missa em memória dos falecidos e em agradecimento pela recuperação dos feridos. Intitulada "Missa da Esperança", a celebração acontecerá às 17h15, na Praça Basiliano Sarmento, em frente à Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, Padroeira da cidade.

No mesmo dia, na Praça Padre Cícero, será realizada uma celebração voltada à comunidade evangélica. Em comemoração ao Dia do Evangélico, que é feriado estadual, a festividade será diferente dos outros anos. Ao invés dos tradicionais shows artísticos, será ministrado um Culto de Ações de Graças, marcado para começar às 19h.

O acidente ocorreu no último domingo (24), quando um ônibus que transportava passageiros para o evento “Pôr do Sol” na Serra despencou em uma ribanceira. Além das 20 mortes confirmadas, mais de 40 pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade. A Polícia Civil continua investigando as circunstâncias do caso, para determinar as causas do acidente.

O especialista em segurança viária, Antônio Monteiro, considerou o ocorrido uma das maiores tragédias já registradas no estado de Alagoas. Em entrevista à TV Pajuçara, ele afirmou que, diante dos elementos analisados, incluindo o depoimento da esposa do motorista, o evento não pode ser tratado apenas como um acidente.

"Há 22 anos atuo na área de trânsito, como engenheiro, perito de acidentes e engenheiro de segurança. Enfim, não lembro de nenhum acidente ou evento dessa magnitude aqui no estado de Alagoas. Dezoito mortos e mais de 40 feridos em uma situação como essa representam uma tragédia gigante", afirmou Monteiro, destacando a gravidade da situação.

Atualização sobre as vítimas

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou a morte de Pedro Manoel da Silva, de 65 anos. Ele é a 20ª vítima fatal do acidente ocorrido no último domingo (24). Segundo a Sesau, Pedro estava internado no Hospital Regional da Mata (HRM), entubado, após ser submetido a um procedimento cirúrgico devido a múltiplas fraturas.

O boletim da Sesau informa que sete pacientes continuam internados em hospitais da Rede Pública de Saúde Estadual, sendo dois no HRM, em União dos Palmares, e cinco no HGE, em Maceió. Um paciente que estava no HRM foi transferido para o Hospital Arthur Ramos, em Maceió, na última segunda-feira (25).