» Sociedade
MPAL recomenda a prefeito de cidade alagoana adequação no Portal da Transparência
Ministério Público solicita detalhamento de receitas e despesas no prazo de 60 dias para garantir a publicidade e o cumprimento da legislação
O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 10ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, emitiu uma recomendação ao prefeito de Craíbas para que, no prazo de 60 dias a partir de 22 de novembro de 2024, o município promova a adequação do Portal da Transparência, com o devido detalhamento das receitas e despesas, conforme exige a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
A recomendação do MPAL é fundamentada no fato de que o prefeito tem demonstrado resistência em cumprir as obrigações previstas na Lei Complementar nº 101/2000 e na própria Lei de Acesso à Informação, não alimentando o Portal da Transparência de forma adequada, o que configura violação ao princípio constitucional da publicidade.
Após várias tentativas de mediação para que o Município cumprisse com os prazos e apresentasse os dados de forma clara e acessível, o Ministério Público decidiu expedir a recomendação, com o intuito de garantir a legalidade e a moralidade na administração pública. O descumprimento dessa recomendação pode resultar em ações de improbidade administrativa e ação civil pública, além de configurar dano moral coletivo, pois os cidadãos têm o direito de acompanhar de forma transparente a execução orçamentária e financeira do município.
Dentre as informações que devem ser disponibilizadas no Portal estão detalhamentos sobre licitações, relatórios de execução orçamentária e da gestão fiscal, além de dados atualizados em tempo real, conforme estabelece a legislação. O MPAL destaca que essa é uma medida importante para assegurar o acesso dos cidadãos à informação e garantir maior transparência na gestão pública.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF
-
5
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet