» Sociedade
Indústria de multas? População reclama de ações da Prefeitura de Maceió
Mudanças no estacionamento e na Faixa Verde geram insatisfação e críticas de moradores e trabalhadores da orla
As recentes modificações no trânsito da orla de Maceió, adotadas pela Prefeitura, têm gerado uma série de críticas entre os moradores e trabalhadores da região, que passaram a ver essas mudanças como parte de uma "indústria de multa". A ampliação da "Faixa Verde" e a proibição de estacionamento na Avenida Silvio Carlos Viana, anunciadas sem ampla consulta, acabaram surpreendendo os cidadãos e trazendo dificuldades.
Uma das principais mudanças foi a ampliação da "Faixa Verde" para o lado oposto da avenida, no bairro da Ponta Verde. A medida causou estranhamento, já que a modificação no fluxo de veículos não foi acompanhada de explicações sobre os benefícios para a mobilidade na região. Para muitos, a decisão pareceu precipitada, sem considerar o impacto imediato sobre o dia a dia da população.
Além disso, a proibição de estacionamento ao longo do canteiro central da avenida foi outra medida que gerou frustração. Placas de "proibido estacionar" foram instaladas, e vagas especiais foram criadas em oito vias perpendiculares à avenida. Para muitos, a dificuldade de encontrar uma vaga de estacionamento, já presente antes das mudanças, se tornou um verdadeiro caos.
Moradores e profissionais que atuam na região se veem agora com mais dificuldades para estacionar seus veículos, além de preocupações com a segurança, já que as novas opções de estacionamento são mais distantes. O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), por sua vez, justifica que as mudanças têm como objetivo melhorar a fluidez do tráfego na região, especialmente durante o aumento do fluxo de veículos, comum no período de festas e alta temporada.
De acordo com o órgão, a supressão das vagas de estacionamento visa liberar uma nova faixa de rolamento, o que, segundo o órgão, vai melhorar o tráfego na região. “Com a mudança, a Avenida Silvio Carlos Viana ganhará mais uma faixa de rolamento, o que irá garantir a melhora no tráfego e no fluxo de veículos na região”, explicou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.
Ele também afirmou que as modificações foram pensadas para o período de festas natalinas e alta estação, com o objetivo de dar vazão ao grande fluxo de veículos, e que poderiam ser mantidas em outros períodos do ano. Costa ressaltou que agentes do DMTT estão realizando ações educativas e de orientação com motoristas e comerciantes da área para minimizar o impacto das mudanças.
» MAIS LIDAS
-
1
MACEIÓ
Boatos sobre tiroteio no Parque Centenário em Maceió são desmentidos pela polícia
-
2
SE PASSAVA PELO IRMÃO
Homem que tentou enganar polícia com nome falso é preso em Maceió
-
3
SANTANA DO MUNDAÚ
Arthur Freitas e André Castro reforçam parceria com governador Paulo Dantas
-
4
UNIÃO DOS PALMARES
Ricardo Praxedes exalta trabalho de Nenzinha na presidência da Câmara de União
-
5
POLÍCIA
Polícia Civil deflagra Operação Natal Seguro e cumpre mandados em Alagoas