» Polícia

Alagoas registra redução de mortes violentas no réveillon 2025

Ações integradas e reforço no policiamento garantem queda de 33,3% nos casos em comparação ao ano anterior

Policiamento foi reforçado na orla de Maceió nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro - Fotos: Ascom SSP

Alagoas começou 2025 com um balanço positivo na área de segurança pública. De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Neac/SSP-AL), o estado registrou uma redução de 33,3% nas mortes violentas intencionais (MVI) durante o réveillon, em comparação ao ano anterior.

Entre os dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, foram contabilizados quatro homicídios, contra seis no mesmo período da virada anterior. Em destaque, Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, não registrou nenhum homicídio em ambas as ocasiões. Já Maceió contabilizou uma morte no último dia de 2024, mas nenhum caso no primeiro dia de 2025.

O secretário da Segurança, Flávio Saraiva, atribuiu a queda nos números às ações preventivas e integradas realizadas pelas forças policiais. “Além do serviço ordinário, coordenamos operações que têm combatido diversos tipos de crimes. As agências de inteligência desempenharam um papel essencial, e seguiremos firmes no enfrentamento à violência, garantindo mais tranquilidade para a população”, afirmou.

Apreensões e policiamento reforçado

Durante o réveillon, as equipes policiais apreenderam nove armas de fogo, 50% a mais que no mesmo período anterior. Também houve avanço nas apreensões de drogas: um quilo de entorpecentes foi retirado de circulação no dia 31 de dezembro de 2024, o triplo do registrado no réveillon anterior.

Na orla de Maceió, que atraiu milhares de pessoas para as festividades, a PM mobilizou 390 agentes ao longo dos dois dias. Além disso, 101 policiais reforçaram o policiamento durante eventos em Ponta Verde e Pajuçara no dia 1º. O novo sistema de videomonitoramento, com câmeras de alta tecnologia e totens com botões de pânico, ampliou a eficácia da segurança.

Atuação da Polícia Científica

A Polícia Científica também desempenhou papel importante, com 46 exames de lesão corporal e 19 necropsias realizadas durante os dois dias do réveillon. As equipes foram responsáveis por perícias criminais em locais de mortes violentas ou suspeitas, garantindo a agilidade e precisão nas investigações.

*Com informações da Assessoria