» Política

Prefeita Rita do Araçá denuncia abandono e precariedade deixados pela gestão anterior

Documentos públicos e órgãos essenciais foram encontrados em condições deploráveis em várias áreas da administração municipal

Rita mostra situação de abandono encontrada na Prefeitura Municipal de Joaquim Gomes - Fotos: Reprodução

No dia 1° de janeiro, logo após assumir a Prefeitura de Joaquim Gomes, Rita do Araçá iniciou uma série de visitas aos órgãos públicos da cidade e fez diversas denúncias sobre o descaso deixado pela gestão anterior. A prefeita revelou, em vídeo publicado nas redes sociais, a situação alarmante em que encontrou documentos públicos e instalações municipais, que estavam em condições precárias.

Em uma das visitas, Rita mostrou milhares de arquivos espalhados em uma sala da prefeitura, sem qualquer organização ou zelo. Além disso, a área dos fundos da sede do poder Executivo estava tomada por matagal. "Isso chega a ser um crime porque são documentos públicos e a gente encontra um dos arquivos da prefeitura nesse estado lamentável. É um absurdo. Eu não poderia deixar de mostrar o que está acontecendo. Eu fico sem palavras para falar sobre o abandono que se encontra a prefeitura", afirmou a prefeita.

Em outra publicação, Rita do Araçá mostrou as condições da Secretaria Municipal de Educação, que armazena materiais, arquivos e insumos, incluindo merenda escolar. O local estava abarrotado de bicicletas velhas, computadores, cadeiras abandonadas e documentos espalhados de maneira inadequada.

"Desde o início, prometi um mandato transparente, e estou aqui para cumprir essa promessa, mostrando ao meu povo a real situação da nossa cidade. Tenho uma missão e não medirei esforços para cumpri-la", disse a prefeita, demonstrando seu compromisso com a transparência e com a recuperação da cidade.

A situação no Hospital Municipal Ana Anita Gomes Fragoso, divulgada nesta segunda-feira (6), foi ainda mais alarmante. Rita mostrou imagens de equipamentos deteriorados pela ferrugem, móveis velhos e mal acondicionados, alimentação guardada de forma inadequada, paredes com mofos e sem reparos, portas quebradas, macas enferrujadas, madeiras do telhado com cupim, banheiros sujos e sem condições de higiene.

"Ver um lugar tão importante nessas condições é um reflexo preocupante da falta de atenção com a saúde pública. Infelizmente, esta situação foi deixada pela gestão passada, que não priorizou a manutenção e a estruturação adequada deste espaço tão essencial", lamentou a prefeita.

Rita também visitou as instalações do anexo que serve como ponto de apoio para o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Assim como o hospital, o espaço também precisa de melhorias para garantir condições adequadas de trabalho para os profissionais e atendimento à população.