» Sociedade

Equatorial Alagoas afirma não ter sido notificada sobre ação do MP envolvendo crise de energia no Sertão

A concessionária informou que tomará as providências necessárias ao receber a intimação

Fachada da sede do Ministério Público de Alagoas - Fotos: MPAL

A Equatorial Alagoas informou, na manhã desta quinta-feira (9/1), que ainda não foi oficialmente comunicada sobre a ação civil pública movida pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL). A iniciativa busca solucionar problemas relacionados à interrupção no fornecimento de energia elétrica e à precariedade da manutenção da rede de distribuição em Santana do Ipanema e regiões próximas, no Sertão do estado.

A ação judicial, direcionada às concessionárias Equatorial Alagoas e Neoenergia Pernambuco, pretende resolver um conflito acerca da responsabilidade pela gestão da rede elétrica que tem afetado localidades como o Povoado São Raimundo e os sítios Serra dos Meninos, Serra do Couro, Serra Preta e Serra Nova.

O impasse vem causando dificuldades aos moradores, como a falta de comprovantes de residência atualizados, fundamentais para acessar serviços essenciais, incluindo saúde, educação e documentação. O MP solicita que a Neoenergia transfira para a Equatorial os dados georreferenciados da rede e os equipamentos necessários, além de atualizar os comprovantes de residência da população afetada.

A ação também requer que ambas as concessionárias sejam responsabilizadas por reparações financeiras aos consumidores pelos prejuízos materiais e emocionais sofridos e que a sentença seja divulgada amplamente, permitindo que outros prejudicados se manifestem.

Na nota divulgada à imprensa, a Equatorial Alagoas ressaltou que, ao receber a intimação oficial, realizará uma análise detalhada e tomará as providências adequadas. Até o momento, a Neoenergia Pernambuco não emitiu qualquer posicionamento sobre o caso.

Confira a nota na íntegra:

"Nota de esclarecimento:

A Equatorial Alagoas informa que, até o momento, não foi notificada sobre o processo judicial em questão, mas que ao receber formalmente a intimação realizará a devida análise e adotará as medidas que o caso requer.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas"