» Sociedade
Casos de dengue aumentam nas primeiras semanas de 2025 em Alagoas
Notificações passaram de 57 para 190, e autoridades reforçam cuidados com a prevenção da doença

O número de casos prováveis de dengue em Alagoas registrou um aumento nas primeiras semanas de 2025. Segundo dados da Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as notificações passaram de 57, nas duas primeiras semanas do ano, para 190 ao final da quarta semana.
A superintendente de Vigilância e Controle de Doenças da Sesau, Waldinéa Silva, ressaltou que, embora os números representem uma redução de 5,94% em relação ao mesmo período de 2024, os cuidados com a prevenção da dengue devem ser intensificados. Ela alertou que, com o aumento das chuvas, há uma tendência de crescimento no número de casos de infecção pela doença.
“Com o aumento no volume de chuvas, existe uma tendência de crescimento no número de casos de infecções por dengue. Por isso é importante que os cuidados contra os criadouros do mosquito sejam reforçados”, destacou Waldinéa.
Ela também enfatizou a importância do trabalho dos agentes de endemias no controle da proliferação do vetor. Entre as medidas preventivas, ela citou a necessidade de evitar o acúmulo de água parada, que serve como local de reprodução do mosquito. “Evitar o acúmulo de garrafas vazias, pneus, vasos de plantas e baldes são providências simples que podem garantir a segurança e bem estar de todos””, reforçou a superintendente.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, especialmente no Brasil. O vírus da dengue (DENV) é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
2
JUSTIÇA!
Justiça condena Beto Baia e Ricardo Praxedes por corrupção e suspende direitos políticos
-
3
SITUAÇÃO COMPLICADA
Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO
-
4
REGIÃO NORTE
Após operação da PF, Didi Pó chama atenção para possíveis irregularidades na Prefeitura de Porto Calvo
-
5
"E PODE ISSO, ARNALDO"
Câmara de Atalaia elege presidente para 4º mandato consecutivo e provoca polêmica