» Política
STF arquiva pedido de investigação contra Tarcísio de Freitas sobre tentativa de golpe
Ministro Alexandre de Moraes atendeu à manifestação da PGR, que não identificou novos elementos que justificassem a inclusão do governador no inquérito

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (3/1) o arquivamento do pedido para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fosse investigado no inquérito que apura uma tentativa de golpe durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A solicitação havia sido feita pela bancada feminina do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo, partido de oposição ao governador. No mês passado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se contra a inclusão de Tarcísio no caso.
“Acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, decidiu Moraes.
O pedido do PSOL teve como base um relatório da Polícia Federal (PF) que registrou a presença de Tarcísio no Palácio da Alvorada em 19 de novembro de 2022, mesma data em que ocorreu uma reunião para discutir a chamada “minuta do golpe”, um documento que visava impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, segundo a PGR, a presença do governador no Alvorada já era de conhecimento do STF, e não foram apresentados novos elementos que indicassem sua participação no encontro ou em qualquer tentativa de golpe.
*Com informações da Agência Brasil
» MAIS LIDAS
-
1
ELE NEGA IRREGULARIDADES
Vereador Siderlane é citado pela PF em operação e alega "perseguição"
-
2
DE MADRUGADA
Fernando Collor é preso em Maceió após decisão do STF
-
3
POLÍCIA
Suspeito de tentativa de homicídio é preso com drogas e simulacro de arma no Clima Bom
-
4
MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO
PF deflagra Operação Falácia para investigar esquema de corrupção em Alagoas
-
5
6 a 0
STF forma maioria e mantém prisão de Fernando Collor por condenação na Lava Jato