» Entretenimento
Pré-canaval em Maceió: Polo dos Maracatus divulga atrações para Jaraguá Folia 2025
Palco na Praça Marcílio Dias terá grupos de Maceió e Palmeira dos Índios para celebrar o maracatu nas prévias de carnaval de Maceió, de forma gratuita e aberta ao público
A Praça Marcílio Dias recebe a 6ª edição do Polo dos Maracatus nas prévias de carnaval de Maceió, na noite de 21 de fevereiro, como parte do Jaraguá Folia. A festa terá início às 19h30 e vai contar com Baque Mulher, Maracatu Baque Novaurora e Maracatu Baque Alagoano, com apresentações de palco seguidas de cortejo dos grupos pela Rua Sá e Albuquerque.
Esta será a primeira participação do Baque Mulher e a segunda do Baque Novaurora no Polo dos Maracatus, um evento promovido pelo Maracatu Baque Alagoano desde 2018 – inicialmente, o encontro era realizado próximo ao Mercado de Jaraguá, onde ficou por 10 anos com o nome de Polo Multicultural.
O coordenador do grupo Baque Alagoano, Hélton Santos, convida o público para acompanhar as apresentações tanto no palco da praça como no cortejo pela rua histórica. “Nosso propósito é celebrar o espaço do maracatu nas prévias de carnaval, viver a força e a beleza da cultura popular alagoana num encontro vibrante de tradição e ritmo. O Polo é totalmente gratuito e aberto a quem quiser conhecer, prestigiar e fortalecer essa manifestação cultural tão rica e poderosa”.
Sobre os grupos
O Baque Mulher Maceió surgiu em 2023 e é afiliado ao Baque Mulher Recife, movimento fundado pela Mestra Joana Cavalcante, da Nação Encanto do Pina. Com ensaios no bairro do Feitosa, vai além do fator percussivo e busca empoderar mulheres e meninas através do maracatu de baque virado.
O Maracatu Baque Novaurora atua desde 2022 na cidade de Palmeira dos Índios. Sua proposta é promover a identidade afro-indígena e nordestina, sendo um agente importante na difusão e fortalecimento do maracatu no agreste alagoano, promovendo oficinas e ensaios em parceria com associações e escolas públicas.
Já o Maracatu Baque Alagoano conta com quase 100 integrantes em sua formação, dos 5 aos 70 anos. Fundado em 2007, é composto por cinco alas de instrumentos: xequerês ou agbês, agogôs, gonguê, caixas de guerra e as alfaias (tambores). Toca músicas autorais (chamadas loas), coco, baiana e também dá seu toque a canções do samba, manguebeat e MPB.
Para mais informações, fique atento aos perfis dos grupos participantes no Instagram: @baquealagoanomaracatu, @baquemulhermaceio e @baquenovaurora.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior