» Polícia

Manaus tem “aniversário” de facção criminosa marcado por foguetório

Queima de fogos ocorreu em vários bairros da capital na noite de segunda-feira (10) e foi convocado por meio de mensagens nas redes sociais

Queima de fogos - Fotos: Reprodução

Na noite desta segunda-feira (10/2), Manaus foi tomada por uma intensa queima de fogos e rojões, em uma ação coordenada por membros da facção criminosa Comando Vermelho. O ato ocorreu em diversos bairros da capital amazonense, poucos minutos antes das 20h, coincidindo com a data que marca cinco anos da tomada da organização no estado.

O foguetório, que já se tornou recorrente, acontece anualmente desde 2020, quando a facção consolidou seu domínio no Amazonas. Assim como no ano passado, uma mensagem convocando integrantes para a comemoração circulou nas redes sociais, incentivando a participação em todo o estado.

“Hoje, às 20h, juntos iremos estremecer o Amazonas com a maior queima de fogos já vista em todo o estado, em forma comemorativa à nossa honrosa organização CV-RL-A”, dizia o texto compartilhado.

Originado no Rio de Janeiro, o Comando Vermelho tem expandido sua atuação no Amazonas, fortalecendo sua presença no tráfico de drogas tanto na capital quanto no interior. A organização criminosa tem protagonizado disputas violentas pelo controle do comércio ilegal de entorpecentes, rivalizando com outros grupos que atuam na região.

Até o momento, as autoridades não se manifestaram sobre a ação coordenada realizada na noite desta segunda.

*Com informações de Agências de notícias locais