» Sociedade

Mutirão de documentação atenderá mulheres trabalhadoras rurais em Viçosa

Ação oferecerá emissão gratuita de documentos e serviços de cidadania nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro

Mutirão de documentação atenderá mulheres trabalhadoras rurais em Viçosa - Fotos: Outra Saúde

O Governo do Estado de Alagoas, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), promoverá o Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural (PDMTR) no município de Viçosa. O primeiro mutirão de emissão de documentos ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, das 8h às 17h, no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel, localizado na Rua Cônego Pimentel, no centro da cidade.

Coordenado no estado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) e pela superintendência do MDA, o programa busca descentralizar os serviços de cidadania e garantir o acesso das mulheres do campo às políticas públicas em nível federal, estadual e municipal.

Durante o mutirão, serão oferecidos serviços como emissão da nova carteira de identidade (RG), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientações sobre o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). Além disso, serão promovidas rodas de conversa sobre a prevenção à violência contra a mulher.

A iniciativa faz parte de um programa do governo federal, executado em Alagoas pelo governo estadual e pelo Consórcio Nordeste, com apoio de diversas instituições, incluindo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag), além de secretarias estaduais e municipais.

O evento é gratuito e visa ampliar a inclusão social e fortalecer os direitos das trabalhadoras rurais alagoanas.