» Sociedade
Caso Braskem: Em escuta pública, moradores dos Flexais pedem realocação
Eles reafirmaram o desejo de realocação e indenização por parte da mineradora

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) realizou, na noite dessa quinta-feira (13), uma audiência pública para ouvir a população dos Flexais de Cima e de Baixo, localizada no bairro Bebedouro, que é afetada pelo isolamento social e econômico causado pela mineradora Braskem. O encontro foi conduzido pelo Defensor Público Ricardo Antunes Melro, coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva.
Durante a audiência, os moradores reafirmaram o desejo de realocação e indenização que permitem recomeçar suas vidas em um local seguro. Ainda na ocasião, eles relataram diversas dificuldades enfrentadas na região, incluindo a falta de segurança, que tem levado muitas pessoas a abandonar suas casas e contribuído para o aumento dos casos de violência contra mulheres, especialmente quando precisam caminhar longas distâncias para ter acesso ao transporte público.
Outro problema apontado foi a precariedade estrutural da área, onde há rachaduras e pontos com água minando do chão. Além disso, a presença de animais como jacarés tem gerado preocupação entre os moradores. A ausência de um cemitério na região também foi apontado como um obstáculo significativo para a comunidade.
Após os relatos, as autoridades presentes demonstraram solidariedade e se comprometeram a buscar soluções para atender às demandas da população.
A Defensoria Pública registrará os depoimentos para embasar a adoção de medidas imediatas, incluindo o envio de ofícios e requerimentos aos órgãos competentes do Município de Maceió e do Estado. Os relatos também servirão de base para novos pedidos administrativos e ações judiciais voltadas à realocação dos moradores e ao pagamento de indenizações.
A audiência contou com a participação dos deputados estaduais José Wanderley e Cabo Bebeto; dos vereadores Delegado Thiago Prado, Leonardo Dias, Teca Nelma e Alan Pierre; do representante do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), Cássio Araújo; do líder comunitário Maurício Samento; do representante do subcomandante-geral da Polícia Militar, cel PM Renilson; e do pastor Pastor Luiz Hamilton Júnior.
» MAIS LIDAS
-
1
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
2
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
NA ZONA RURAL
Armas de fogo são apreendidas em zona rural de Santana do Mundaú após denúncia
-
5
RIO VERDE
Alagoano de Branquinha que foi trabalhar em Goiás está desaparecido desde a sexta-feira (18), diz família