» Sociedade

Papa Francisco mantém repouso após episódios de insuficiência respiratória aguda

Pontífice de 88 anos segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, com prognóstico reservado

Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro - Fotos: Vatican Media/Divulgação

O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, após sofrer dois episódios de insuficiência respiratória aguda na segunda-feira (3). De acordo com o boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta terça-feira (4), o pontífice "dormiu a noite toda e mantém seu repouso".

Segundo a Santa Sé, os episódios de insuficiência respiratória foram causados por um acúmulo significativo de muco endobrônquico e broncoespasmo. Para aliviar a condição, Francisco passou por duas broncoscopias para a aspiração de secreções e precisou de ventilação mecânica não invasiva. Apesar do quadro grave, não houve necessidade de intubação.

O papa está internado desde 14 de fevereiro, quando foi diagnosticado com bronquite. O quadro evoluiu para uma pneumonia que afetou ambos os pulmões. Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início de seu papado, em março de 2013.

O Vaticano informou que o prognóstico permanece reservado, indicando que o estado de saúde do pontífice é grave e exige cuidados intensivos. Ainda não há previsão para o término do tratamento.

Broncoespasmo e complicações respiratórias

Na sexta-feira (28), Francisco já havia apresentado um episódio de broncoespasmo, uma condição que causa dificuldade aguda para respirar e pode levar à broncoaspiração, quando há inalação de vômito. Nos dias seguintes, o papa não apresentou complicações respiratórias, mas os problemas voltaram a ocorrer na segunda-feira (3).

A equipe médica do Vaticano continua monitorando de perto o estado de saúde do pontífice, que permanece vigilante e colaborativo durante o tratamento.

Com informações do Portal Metrópoles