» Sociedade
Papa Francisco mantém repouso após episódios de insuficiência respiratória aguda
Pontífice de 88 anos segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, com prognóstico reservado

O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, após sofrer dois episódios de insuficiência respiratória aguda na segunda-feira (3). De acordo com o boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta terça-feira (4), o pontífice "dormiu a noite toda e mantém seu repouso".
Segundo a Santa Sé, os episódios de insuficiência respiratória foram causados por um acúmulo significativo de muco endobrônquico e broncoespasmo. Para aliviar a condição, Francisco passou por duas broncoscopias para a aspiração de secreções e precisou de ventilação mecânica não invasiva. Apesar do quadro grave, não houve necessidade de intubação.
O papa está internado desde 14 de fevereiro, quando foi diagnosticado com bronquite. O quadro evoluiu para uma pneumonia que afetou ambos os pulmões. Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início de seu papado, em março de 2013.
O Vaticano informou que o prognóstico permanece reservado, indicando que o estado de saúde do pontífice é grave e exige cuidados intensivos. Ainda não há previsão para o término do tratamento.
Broncoespasmo e complicações respiratórias
Na sexta-feira (28), Francisco já havia apresentado um episódio de broncoespasmo, uma condição que causa dificuldade aguda para respirar e pode levar à broncoaspiração, quando há inalação de vômito. Nos dias seguintes, o papa não apresentou complicações respiratórias, mas os problemas voltaram a ocorrer na segunda-feira (3).
A equipe médica do Vaticano continua monitorando de perto o estado de saúde do pontífice, que permanece vigilante e colaborativo durante o tratamento.
Com informações do Portal Metrópoles
» MAIS LIDAS
-
1
GG sem cargo
Confira a portaria com a exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo
-
2
DEU DETALHES
Exclusivo: Vereador explica como tentativa de golpe aconteceu e impactos para Rio Largo
-
3
Agora é com o Judiciário
Tentativa de Golpe: Prefeito de Rio Largo entra na Justiça para barrar afastamento
-
4
Trânsito lento
Batida entre cinco carros causa lentidão na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
-
5
SEM CONSENSO
Governo de Alagoas mantém proposta de majoração salarial para policiais civis