» Sociedade
Lideranças femininas discutem reforma agrária e ameaças de despejo em União dos Palmares
Movimentos sociais cobram solução para 3.500 famílias acampadas em áreas da massa falida da Usina Laginha
Lideranças femininas de seis movimentos sociais de luta agrária se reuniram, nesta quinta-feira (6/36), com o diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, para debater a situação das cerca de 3,5 mil famílias acampadas em áreas da massa falida da Usina Laginha, no município de União dos Palmares.
Durante o encontro, as representantes dos movimentos manifestaram preocupação com os processos de reintegração de posse que ameaçam os trabalhadores assentados na região. Elas reforçaram a necessidade de um diálogo mais direto entre os governos estadual e federal para garantir avanços na reforma agrária em Alagoas e a permanência das famílias nas terras ocupadas.
Além disso, as lideranças destacaram a realização da ‘Marcha das Mulheres’, prevista para ocorrer entre os dias 11 e 13 de março, em Maceió. O ato, que marca o Mês Internacional da Mulher, busca dar visibilidade à luta dos movimentos sociais e reivindicar políticas públicas voltadas para as pequenas agricultoras e o desenvolvimento rural. A expectativa é reunir ao menos 1.200 pessoas no Centro da capital.
A reunião contou com a participação de representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional de Lutas (FNL), Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Via do Trabalho e Terra Livre.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
4
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)
-
5
ALAGOAS
Polícia Civil instaura inquérito para apurar acidente com ônibus de romeiros na AL-220