» Sociedade

RAV promove capacitação sobre violência contra mulher, em Santana do Mundaú

Iniciativa faz parte do plano de ação, que ao longo do ano promove capacitações em todo o estado de Alagoas

Capacitação promovida pela RAV foi destinada aos servidores públicos e conselheiros tutelares de Santana do Mundaú - Fotos: Joyce Marques

Com um trabalho permanente de prevenção e identificação das violências, a Rede de Atenção às Violências (RAV) promoveu, nesta terça-feira (18/3), uma capacitação destinada aos servidores públicos e conselheiros tutelares do município Santana do Mundaú. A ação ocorreu em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade.

A iniciativa faz parte do plano de ação da RAV, que ao longo do ano promove capacitações em todo o estado de Alagoas para que a assistência aconteça de forma ágil e humanizada.

Durante o encontro, a equipe de gestão da RAV apresentou o serviço e orientou sobre os encaminhamentos em casos de violência contra a mulher, com o objetivo de garantir o direito de atendimento à vítima e fortalecer a articulação interinstitucional entre as áreas da Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Guarda Civil Municipal.

“Em 2024, a equipe da RAV esteve em 63 municípios levando esse trabalho de multiplicar informações para trabalhar a prevenção e explicar como funciona o serviço de acolhimento, monitoramento, assistência, avaliação e encaminhamento dessas vítimas. Também trabalhamos o pós-violência, que é o trabalho de continuidade realizado pelos municípios para que as vítimas sejam atendidas da melhor forma e tenham seus direitos garantidos”, ressaltou a assistente social da RAV, Nívea Ramos.

Para a coordenadora do CREAS de Santana do Mundaú, Roneide Lúcia, a capacitação deve integrar, ainda mais, as equipes das secretarias, objetivando oferecer um serviço acolhedor e eficaz às mulheres vítimas de violência.

“Foi um momento muito rico onde tivemos a oportunidade de sanar dúvidas a respeito do trabalho da RAV. Adquirimos muito conhecimento para disseminar informação à população e prestar um serviço ainda mais eficaz, com um trabalho feito de forma conjunta com as secretarias e Governo de Alagoas”, completou.