» Sociedade
Alagoas implementa isenção automática de IPVA para motos de até 175 cilindradas
Novo sistema facilita o acesso ao benefício e elimina burocracia para os proprietários de motocicletas
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) lançou nesta quarta-feira (23/4) um sistema automatizado que concede automaticamente a isenção do IPVA para motocicletas usadas, já emplacadas, com até 175 cilindradas. A medida, que já está em vigor, elimina a necessidade de solicitações manuais, reduz a burocracia e amplia o acesso ao benefício.
A ação faz parte do Programa Correria, criado pelo Governo de Alagoas em 2023, que alterou a legislação estadual para isentar do IPVA motos nacionais de até 175cc, como forma de incentivo à regularização e à mobilidade. Agora, com a automação, após a transferência de propriedade, o sistema verifica os critérios legais mensalmente e, caso atendidos, aplica a isenção de forma automática.
Segundo Ascânio Brêda, superintendente de Crédito Tributário da Sefaz/AL, a nova solução corrige uma situação comum. “Muitos cidadãos tinham direito à isenção, mas não solicitavam. Com a solução automatizada, ampliamos o acesso ao benefício e promovemos mais justiça fiscal, garantindo que a isenção chegue, de forma simples e eficiente, a quem realmente tem direito”, ressaltou.
A isenção é válida para o ano em curso, desde que a transferência da motocicleta ocorra antes do vencimento da placa, conforme o calendário oficial do IPVA. Caso a transferência aconteça depois do prazo, a isenção será aplicada automaticamente no ano seguinte. Os proprietários podem consultar a aplicação da isenção no site http://ipvaonline.sefaz.al.gov.br ao final de cada mês.
» MAIS LIDAS
-
1
VÁRIAS CIRURGIAS
Homem pede ajuda após acidente em União dos Palmares e passar por múltiplas cirurgias
-
2
INDEFINIÇÃO
TRE-AL adia pela segunda vez julgamento sobre cassação de vereadores do PT em Dois Riachos
-
3
POLÍCIA INVESTIGA
Assaltante morre após perseguição e queda de moto em Branquinha
-
4
SEM RUMO?
Governo Paulo Dantas muda estratégia de comunicação após vaias e números ruins
-
5
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura