» Sociedade
STF derruba lei de Alagoas que proibia apreensão de veículos por IPVA atrasado
Decisão unânime considerou que norma estadual invade competência federal sobre trânsito; veículos poderão ser retidos por dívidas tributárias
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a Lei Estadual nº 8.311/2020 de Alagoas, que impedia a apreensão ou retenção de veículos com IPVA ou licenciamento em atraso. A decisão unânime, publicada em 16 de maio de 2025, foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6694, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
O ministro Nunes Marques, relator do caso, destacou que a legislação de trânsito é competência exclusiva da União, regulada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A lei alagoana, criada em 2020 para impedir a retenção de veículos por débitos tributários, contrariava as normas nacionais que permitem a apreensão nessas situações.
"Como já existe lei federal sobre o tema, estados não podem criar regras divergentes", afirmou Nunes Marques em seu voto.
Com a decisão, veículos com IPVA ou licenciamento não pagos poderão ser apreendidos pelas autoridades de trânsito, conforme previsto no CTB. A norma estadual havia sido aprovada para evitar a retenção de carros apenas por inadimplência tributária, mas o STF entendeu que esse tipo de regulação deve ser uniforme em todo o país.
O que muda para os motoristas?
- Apreensão volta a ser permitida por falta de pagamento do IPVA/licenciamento
- Multas e remoção de veículos seguirão as regras do CTB
- Dívidas tributárias continuam sujeitas a cobrança administrativa
A decisão reforça a aplicação nacional do Código de Trânsito e encerra a polêmica sobre a lei alagoana, que durou cinco anos.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior