» Política
PF pede indiciamento de Bolsonaro e aliados por esquema de espionagem na Abin; alagoanos estavam entre alvos
Relatório final aponta 35 indiciados, incluindo atual diretor da Abin; Arthur Lira e Renan Calheiros foram monitorados ilegalmente

A Polícia Federal concluiu nesta terça-feira (17) as investigações sobre o esquema de espionagem montado na Agência Brasileira de Informações (Abin) durante o governo Bolsonaro. O relatório final, com 350 páginas, pede o indiciamento de 35 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu filho Carlos Bolsonaro, o deputado Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin) e até o atual diretor do órgão, Luiz Fernando Corrêa, por obstrução de Justiça.
O esquema teria sido coordenado por Ramagem para monitorar adversários políticos, com destaque para o uso ilegal do sistema FirstMile, que rastreava celulares sem autorização judicial. Entre os alagoanos monitorados estariam o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), além de outras autoridades nacionais como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Carlos Bolsonaro é apontado como operador do "gabinete do ódio", usando dados ilegais para ataques nas redes sociais. Já a atual gestão da Abin é acusada de dificultar as investigações. O caso agora segue para o MPF, que decidirá sobre denúncias formais.
Impacto em Alagoas:
- Arthur Lira e Renan Calheiros aparecem como alvos do esquema
- Dados sigilosos de políticos alagoanos podem ter sido acessados
- Caso pode influenciar cenário político nacional e estadual
O MPF deve analisar as denúncias em 30 dias. O STF deverá receber o caso por envolver autoridades. Os indiciadoss podem recorrer das decisões.
Com informações do G1
» MAIS LIDAS
-
1
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura
-
2
APRESENTAVA SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Mulher é presa após invadir casa do ex e ameaçá-lo de morte em União dos Palmares
-
3
SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Homem sofre queda de moto em União dos Palmares e é socorrido pelo Corpo de Bombeiros
-
4
NA BR-104
Homem de 52 anos é atropelado e morre em União dos Palmares; motorista fugiu do local
-
5
HOSPITAL PARTICULAR
Homem invade centro cirúrgico durante procedimento e PM é acionada em Maceió