» Sociedade

Moradores de Pilar bloqueiam BR-316 em protesto contra falta de água há mais de 15 dias

Manifestação interdita rodovia; BRK alega falha em poço da Casal e promete normalizar abastecimento até quarta-feira (18)

Moradores bloquearam a pista na manhã desta terça-feira (17) - Fotos: Reprodução

Moradores do Conjunto Cidade Jardim, em Pilar, na Região Metropolitana de Maceió, bloquearam a BR-316 no km 256 nesta terça-feira (17) em protesto contra a falta de abastecimento de água há mais de 15 dias. De acordo com a Rádio Pajuçara FM, a manifestação teve como alvo a concessionária BRK Ambiental, responsável pelo serviço na região.

Durante o protesto, os manifestantes utilizaram entulhos e atearam fogo para fechar a pista da rodovia, causando transtornos ao tráfego. Motoristas precisaram desviar por vias alternativas ou fazer retornos para evitar o bloqueio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe para conter as chamas e remover os obstáculos, enquanto a Polícia Militar e a PRF atuaram no controle do tráfego. A via foi liberada no sentido decrescente após a intervenção.

Em nota, a BRK Ambiental afirmou que o desabastecimento ocorre devido a uma falha eletromecânica em um poço administrado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), paralisado desde 31 de maio. A concessionária informou que a manutenção deve ser concluída até quarta-feira (18), com retorno gradual do abastecimento. Enquanto isso, caminhões-pipa estão sendo enviados para amenizar a situação.

Leia a nota da BRK na íntegra:

A BRK esclarece que um dos poços que abastece a região, de responsabilidade da Casal, está paralisado desde 31/05 devido a uma falha eletromecânica. A empresa aguarda a conclusão da manutenção – prevista para quarta-feira (18) – para retomar o abastecimento de forma gradativa. Até lá, segue monitorando a situação e enviando caminhões-pipa para a localidade.