» Política

Alagoano Antonino Cardoso destaca participação da agricultura familiar no avanço energético do Brasil

Presidente da Unicafes-AL celebra medida histórica com Lula, que promete reduzir preços na bomba

Antonino Cardoso e o presidente Lula em evento na última quarta (25) - Fotos: Reprodução

Em reunião do Conselho Nacional de Política Energética nesta quarta-feira (25), foi aprovada a ampliação obrigatória da mistura de biocombustíveis: 30% de etanol na gasolina (E30) e 15% de biodiesel no diesel (B15), válida a partir de 1º de agosto. Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL e da Coopaiba, representou Alagoas no momento histórico ao lado do presidente Lula.

A medida representa uma revolução para o campo alagoano, com uma possível geração e 50 mil empregos no país, o fortalecimento do Selo Biocombustível Social e a valorização da produção de matérias-primas por pequenos agricultores.

"Agradeço ao presidente Lula e a todos os envolvidos por reconhecerem a importância da agricultura familiar nesse processo. Essa conquista é nossa! De quem trabalha com a terra e acredita no poder transformador da sustentabilidade", destacou Antonino, agradecendo o reconhecimento ao setor.

A nova política traz vantagens múltiplas, como a redução de até R$ 0,20 no preço dos combustíveis, a diminuição da dependência de fósseis, o alinhamento com metas climáticas globais e a preparação para a COP30 em Belém, Pará.

O presidente Lula reforçou o compromisso com uma matriz limpa e renovável. A medida consolida Alagoas como peça-chave na transição energética nacional.