» Sociedade
Primeira parte do ônibus que caiu na Serra da Barriga é cortada para perícia em União dos Palmares
Veículo será içado para análise técnica que pode confirmar falha nos freios; operação está no 7º dia e é coordenada pelo Corpo de Bombeiros de Alagoas
Sete dias após o início da operação, equipes que atuam no resgate do ônibus acidentado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, começaram a retirar a primeira parte da estrutura do veículo. O coletivo, que despencou em novembro de 2024 durante uma viagem ao evento turístico “Pôr do Sol na Serra”, foi parcialmente cortado com maçarico nesta terça-feira (1º) para facilitar sua remoção.
A ação é acompanhada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e envolve o uso de guinchos, cabos de aço e profissionais especializados em resgates de grande porte. O local, de difícil acesso e com cerca de 200 metros de profundidade, exigiu uma operação meticulosa devido à instabilidade do solo e ao peso da estrutura.
Ao todo, 20 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas entre os 48 ocupantes do ônibus. Por conta das condições do terreno, a retirada completa do veículo só foi possível com seu desmembramento em partes.
A remoção é acompanhada também pelo Instituto de Criminalística, que busca preservar elementos fundamentais para uma nova análise pericial. A principal linha de investigação aponta para uma falha no sistema de freios como causa do acidente, hipótese que poderá ser confirmada com o exame detalhado da estrutura.
O acesso ao local é restrito desde o início da operação, com a imprensa impedida de acompanhar os trabalhos por questões de segurança, segundo as autoridades, considerando o terreno instável e os riscos envolvidos na remoção do pesado veículo.
O inquérito policial, finalizado em março deste ano, indicou que o problema mecânico foi a provável causa do acidente. Contudo, a impossibilidade de acessar o ônibus até o momento dificultou a responsabilização legal dos envolvidos.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
IML identifica vítimas de acidente com seis mortos na AL-220, em Piranhas
-
2
POLÍCIA
Suspeito de homicídio é preso após morte de mulher no Bosque das Arapiracas
-
3
TRÊS FERIDOS
Tragédia na AL-220: colisão entre carros mata seis pessoas em Piranhas
-
4
MACEIÓ
Suspeito de feminicídio no Benedito Bentes é preso em flagrante com filhos da vítima
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Queda de árvores bloqueia estrada na Serra da Barriga e mobiliza bombeiros