» Sociedade
Resgate do ônibus na Serra da Barriga entra no terceiro dia com dificuldades e avanço lento
Operação enfrenta obstáculos no terreno íngreme; imprensa é barrada no resgate do veículo
O resgate do ônibus que despencou de uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, entrou no seu terceiro dia nesta sexta-feira (27). A ação, que envolve o Corpo de Bombeiros e uma empresa privada, tenta retirar o veículo que vitimou 20 pessoas em novembro de 2024. Desde quarta-feira (25), quando os trabalhos começaram, os guinchos de grande porte não conseguiram mover o ônibus mais do que alguns metros.
Aparentemente, a decisão agora é de partir ao meio o veículo, para ser removido do local. Desde a quarta-feira, as equipes que tentam retirar o ônibus da Serra da Barriga conseguiram movê-lo por 40 metros, ainda muito distante do local de acesso.
Na quarta-feira, um cabo de aço do guincho que puxava o veículo se rompeu, causando um forte impacto no caminhão onde estava o motorista. O trabalhador sofreu um efeito "chicote" – movimento brusco comum em colisões – e teve dores no pescoço. Ele foi levado ao Hospital Regional da Mata (HRM), passou por avaliação médica e já recebeu alta. Além disso, as equipes enfrentaram dificuldades devido ao terreno íngreme, com rochas e vegetação densa, que dificultaram o acesso ao local.
Na quinta-feira (26), houve uma mudança abrupta no protocolo de acesso à área do resgate. A equipe do portal O Alagoano foi impedida de chegar ao platô pela Guarda Florestal, a pedido do Corpo de Bombeiros. O bloqueio contrasta com a permissão concedida à imprensa no dia anterior.
Investigação sem responsabilização
Em março de 2025, a Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o acidente, mas não indiciou nenhuma pessoa ou empresa. Um relatório detalhou a dinâmica da queda, porém as causas seguem sem esclarecimento público. O acidente ocorreu quando o ônibus, que transportava visitantes à Serra da Barriga, despencou de uma ribanceira de 400 metros, deixando 20 mortos e dezenas de feridos. A retirada do veículo é uma etapa crucial para a conclusão das investigações e recuperação da área.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
IML identifica vítimas de acidente com seis mortos na AL-220, em Piranhas
-
2
POLÍCIA
Suspeito de homicídio é preso após morte de mulher no Bosque das Arapiracas
-
3
TRÊS FERIDOS
Tragédia na AL-220: colisão entre carros mata seis pessoas em Piranhas
-
4
MACEIÓ
Suspeito de feminicídio no Benedito Bentes é preso em flagrante com filhos da vítima
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Queda de árvores bloqueia estrada na Serra da Barriga e mobiliza bombeiros