» Sociedade

Ratos, escorpiões e mais: Vigilância Sanitária retira 5 toneladas de entulho acumulado há 25 anos em residência

Ação no bairro Santo Amaro eliminou foco de animais peçonhentos e risco sanitário após descumprimento de notificação

Foram recolhidos seis caçambas de entulho em residência no Santo Amaro. - Fotos: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou nesta terça-feira (1º) uma operação de remoção de entulhos em uma residência no bairro Santo Amaro, retirando aproximadamente cinco toneladas de materiais acumulados há cerca de 25 anos. A ação contou com o apoio da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que disponibilizou equipes e equipamentos para o recolhimento do material, equivalente a seis caçambas cheias. O local vinha sendo alvo de denúncias de moradores devido aos riscos à saúde pública.


Segundo Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, a proprietária do imóvel havia sido notificada anteriormente, mas não cumpriu o prazo estabelecido para a limpeza voluntária. "Mesmo com o conhecimento e suporte de pessoas da família, a moradora não cumpriu o prazo estabelecido anteriormente para a limpeza do local. Então, com o apoio da Alurb removemos os resíduos acumulados, que estava provocando aparecimento generalizado de roedores, escorpiões, baratas e forte odor, um risco à saúde da moradora e da população próxima", explicou Santos.

A intervenção foi necessária para eliminar esse foco de risco sanitário.

A operação faz parte das ações rotineiras da Visa para manter o controle sanitário na capital alagoana. A Prefeitura de Maceió reforça que situações semelhantes podem ser denunciadas através dos canais oficiais, como o Disque Denúncia ou unidades de saúde. Quando notificados, os proprietários têm prazo para regularizar a situação, mas em casos de descumprimento ou reincidência, a administração pública pode realizar a remoção compulsória dos materiais e até aplicar multas.

A iniciativa visa proteger a saúde coletiva e prevenir a proliferação de doenças transmitidas por vetores que se proliferam em ambientes com acúmulo de lixo e entulho.