» Sociedade
Operação de retirada de ônibus na Serra da Barriga entra no oitavo dia sem conclusão
O veículo caiu no local em novembro de 2024, provocando 20 mortes e deixando 18 pessoas feridas

A operação de remoção do ônibus que despencou em uma ribanceira na Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares, já chega ao oitavo dia nesta quarta-feira (2/7), ainda sem ser concluída. O veículo caiu no local em 24 de novembro de 2024, provocando 20 mortes e deixando 18 pessoas feridas. A retirada do ônibus só teve início em 25 de junho, mais de sete meses após o acidente.
A serra onde o coletivo caiu tem cerca de 200 metros de altura. Desde o começo da operação, o veículo foi içado até aproximadamente 40 metros, mas o trabalho permanece lento por conta das dificuldades do terreno. Para facilitar o processo, as equipes decidiram cortar o ônibus em duas partes.
A remoção está sendo realizada por uma empresa privada contratada emergencialmente, com o apoio do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBMAL), que mantém no local uma viatura com cinco militares. No primeiro dia de trabalho, um operador de guincho ficou desacordado após ser atingido por um cabo de aço que se rompeu.
Decisão judicial e penalidades
Em abril de 2025, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) obteve na Justiça uma decisão obrigando o Estado e o município de União dos Palmares a removerem o ônibus no prazo de 72 horas. A ordem, no entanto, não foi cumprida. Em audiência posterior, o município apresentou um plano emergencial e foi isentado de multa até 21 de junho. Já o Estado não se manifestou e está sendo multado diariamente em R$ 5 mil.
Apesar da conclusão do inquérito pela Polícia Civil em março deste ano, nenhum responsável foi apontado pela tragédia, mesmo após a análise de um laudo técnico sobre a dinâmica do acidente.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
UNIÃO DOS PALMARES
Acidente interrompe remoção de ônibus na Serra da Barriga; operação é retomada nesta quinta
-
3
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
4
EDUCAÇÃO
Branquinha inicia construção de Creche Proinfância que atenderá 188 crianças na zona rural
-
5
INUSITADO
Torcedor do Botafogo fatura R$ 150 mil com aposta improvável contra o PSG