» Sociedade
MPAL alerta para riscos na recarga de carros elétricos em subsolos de edifícios em Maceió
Corpo de Bombeiros recomenda evitar instalação de pontos de recarga em garagens enquanto normas nacionais de segurança não forem definidas

O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 66ª Promotoria de Justiça, intensifica a preocupação com a segurança nas recargas de veículos elétricos em garagens e subsolos de prédios na capital alagoana. Nesta segunda-feira (7/7), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) respondeu a um ofício solicitando esclarecimentos sobre medidas preventivas, informando que, atualmente, não são recomendadas instalações de pontos de recarga em subsolos ou edificações comerciais devido aos riscos envolvidos.
Segundo o CBMAL, dois engenheiros da corporação participam de um Comitê Nacional Especial, que reúne representantes de Corpos de Bombeiros de todo o país para criar uma normativa de segurança contra incêndios relacionados a veículos elétricos. Entretanto, até que essa regulamentação nacional seja concluída, o Corpo de Bombeiros tem orientado síndicos e administradores a evitar a instalação desses pontos em edifícios verticalizados.
O promotor de Justiça Jorge Dória, responsável pela iniciativa, destaca o perigo das baterias de íons de lítio em caso de incêndio, que podem gerar reações térmicas intensas e chamas difíceis de controlar, inclusive resistentes à água. “Se em um subsolo de edifício residencial, por exemplo, tiver uma ocorrência atingindo as colunas, pela dificuldade de controle das chamas causadas por esse produto, todos os moradores estarão vulneráveis”, alertou.
O CBMAL reforça ainda que instalações de abastecimento, sejam para combustíveis fósseis ou elétricos, exigem cuidados especiais com combate a incêndio, saídas de emergência e segurança estrutural, não sendo compatíveis com subsolos ou áreas internas de edifícios com circulação intensa de pessoas.
O MPAL também aguarda resposta do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Alagoas (CREA/AL), após ter solicitado parecer técnico, inspirado na Nota Técnica nº 001/2025 do CREA de Sergipe. Essa nota alerta que o superaquecimento das baterias pode atingir temperaturas superiores a 1.000ºC, comprometendo a integridade estrutural das edificações e aumentando o risco de colapso.
A recomendação dos engenheiros do CREA de Sergipe é que a recarga de veículos elétricos seja realizada em áreas abertas, externas às edificações, respeitando distanciamento mínimo entre os veículos para evitar a propagação de incêndios. O Ministério Público reforça que seguirá cobrando as medidas necessárias para garantir a segurança da população e evitar tragédias causadas por essa nova tecnologia.
*Com informações do MPAL
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
DEU O QUE FALAR!
Vídeos íntimos de suposta "suruba" viralizam em União dos Palmares e geram polêmica
-
3
PASSAGEIRO FOI SOCORRIDO
Motociclista morre após atropelamento de animal na BR-104, em União dos Palmares
-
4
MANUTENÇÃO NA REDE
Equatorial anuncia desligamentos programados em União dos Palmares entre 23 e 25 de julho; veja as localidades
-
5
FAMOSOS
Casamento de influenciador vira polêmica após "brincadeira" que arrecadou joias de R$ 250 mil