» Política
Prefeitura de Maceió publica Lei Delegada e promove reestruturação administrativa
Estrutura não prevê a criação de novas secretarias para o município

A Prefeitura de Maceió publicou nesta segunda-feira (07), em edição extraordinária do Diário Oficial do Município, a Lei Delegada que trata da reestruturação administrativa das entidades que compõem a gestão municipal. A medida tem como objetivo tornar a administração mais eficiente, econômica e alinhada às necessidades atuais da população.
A nova estrutura não prevê a criação de secretarias, mas extingue algumas pastas e redistribui suas competências entre órgãos já existentes. A reorganização busca racionalizar o uso dos recursos públicos e aprimorar a prestação dos serviços municipais.
Com a nova configuração, os serviços anteriormente executados pela extinta Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo foram redistribuídos para a Autarquia de Meio Ambiente e Sustentabilidade e para o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental.
Além disso, a Prefeitura criou novos serviços sociais autônomos, como o Maceió Turismo, que terá a missão de promover o desenvolvimento do turismo na capital de forma transversal, técnica e inovadora. A nova entidade atuará na execução de ações de fomento ao turismo e prestará apoio técnico, logístico e institucional à Secretaria Municipal de Turismo.
A Lei Delegada também institui o Maceió Educação, voltado ao desenvolvimento integral da educação municipal, e o Serviço Social de Desenvolvimento de Maceió, que incorpora as atribuições do extinto Maceió Investe. Este novo serviço terá como foco o planejamento e execução de projetos, ações, programas e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cidade.
Segundo a gestão municipal, a reestruturação foi planejada com responsabilidade e visa modernizar a máquina pública, fortalecendo áreas estratégicas para o crescimento de Maceió.
Mais informações sobre as mudanças podem ser conferidas na edição extraordinária do Diário Oficial do Município, publicada em 07 de julho de 2025. Clique aqui e confira.
» MAIS LIDAS
-
1
JUSTIÇA!
Justiça condena Beto Baia e Ricardo Praxedes por corrupção e suspende direitos políticos
-
2
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
3
SITUAÇÃO COMPLICADA
Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO
-
4
REGIÃO NORTE
Após operação da PF, Didi Pó chama atenção para possíveis irregularidades na Prefeitura de Porto Calvo
-
5
"E PODE ISSO, ARNALDO"
Câmara de Atalaia elege presidente para 4º mandato consecutivo e provoca polêmica