» Política
União por Alagoas: o que já é fato sobre junção entre Renan e JHC
Foto com ministra indicada ao STJ reacende debate sobre alianças para o governo estadual

Uma foto publicada pelo senador e ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), em seu perfil no Instagram está gerando intenso debate no cenário político alagoano. A imagem, que mostra o político ao lado do prefeito de Maceió, JHC (PL), e da procuradora Marluce Caldas - recentemente indicada pelo presidente Lula (PT) para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) - reacendeu as discussões sobre possíveis alianças para as eleições estaduais de 2026. O encontro ganha relevância por reunir duas das principais figuras que são virtualmente candidatas ao governo de Alagoas no próximo pleito, além de uma jurista de prestígio que é tia do prefeito JHC.
Mas o que é realmente fato sobre isso? Apenas que tanto o ministro quanto o prefeito trabalharam nos bastidores pela indicação de Marluce Caldas ao cargo de ministra do STJ. E que, diferente de antes, as diferenças entre Renan Filho e JHC são bem menores, ao contrário do governador de Alagoas, Paulo Dantas, que continua sua guerra contra a Prefeitura de Maceió.
Na legenda da publicação, Renan Filho limitou-se a parabenizar a indicação de Marluce Caldas ao STJ, destacando sua trajetória no Ministério Público de Alagoas: "Parabenizo a procuradora Marluce Caldas pela indicação de seu nome pelo presidente @lulaoficial a assumir a vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça. Estou certo de que a primeira mulher alagoana a assumir a função conduzirá seu trabalho com o mesmo afinco e dedicação que marcaram sua carreira no Ministério Público Estadual de Alagoas".
A indicação de Marluce Caldas ao STJ segue seu curso normal no Senado Federal, onde a renomada jurista passará por sabatina antes da possível posse. Com 38 anos de atuação no MPAL, ela pode se tornar a décima mulher na história do tribunal e a única representante alagoana atualmente na corte. Enquanto isso, no plano estadual, a foto continua a alimentar especulações sobre as estratégias eleitorais para 2026, num momento em que tanto Renan Filho quanto JHC começam a movimentar suas bases de apoio para o próximo pleito governamental.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
VÍTIMA FOI IDENTIFICADA
Adolescente é encontrado morto com marcas de tiro em Cajueiro
-
3
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa Inape: JHC lidera para governador e Davi Davino Filho para senador
-
4
PARAÍBA
Chacina na Praia do Sol: Quatro jovens executados a tiros durante festa em João Pessoa
-
5
NA CAMA
Homem é executado a tiros dentro de casa em Rio Largo; polícia encontra 12 cápsulas de 9mm no local